Passaram-se alguns dias do término da festa de agosto e a opinião do público sobre o novo modelo de organização já está formada. Então, mostraremos uma série de imagens que muitos não viram, para que possam ser analisadas pelos políticos, pelo Conselho Paroquial e por todos aqueles que de uma forma ou outra, influenciam nas decisões dos eventos e serviços em nossa cidade.
Manhã do dia 15 de agosto: alguns comerciantes reclamam do prejuízo; parte dos romeiros perdem a referência da festa e ficam surpresos com as ruas vazias.
Desde o ano de 1823, há quase dois séculos, comemora-se o dia de Nossa Senhora da Saúde. Pela primeira vez, a prefeitura, atendendo a pedidos de uma ala do comércio, com o apoio ACIAS/CDL, e da Matriz de Nossa Senhora da Saúde (leia carta), não permitiu a montagem das barracas de rua no eixo entre a pça Dr. Lund, rua Barão do Rio Branco e Ac. N. Figueiredo.
No entanto, alguns comerciantes localizados no centro da cidade reclamaram da queda das vendas nos últimos dias da novena, em comparação com os anos anteriores.
Parte dos romeiros sentiram-se desorientados com as ruas vazias, a falta de informações sobre as mudanças, tendo em vista que muitos, além de visitar a Matriz, tem o costume de passear e lanchar nas barracas e nos restaurantes locais.
As barracas de rua foram transferidas para o Poliesportivo, localizado na parte baixa da cidade e distante 2km da rodoviária e da área de desembarque dos ônibus fretados.
Por tal motivo, muitos idosos sentiram dificuldade para descer e subir o morro do Sangradouro - trecho da rua C. Dolabela que faz a ligação da lagoa central com a pça. Dr. Lund, onde está localizada a Matriz.
Como única opção então, restou a barraca central e os restaurantes e lanchonetes que ficaram abertos.
Alguns romeiros perderam a referência e ficaram surpresos com as ruas vazias.
Após o término da terceira missa celebrada na Matriz (15.08), a pça Dr. Lund e a rua Barão do Rio Branco ficaram pouco movimentadas e os camelôs começaram a fixar suas mercadorias nos passeios.
A Pça Mal. F. Peixoto e a Ac. Nilo figueiredo, local de passagem dos romeiros que desembarcaram na rodoviária e na av. João Daher, mostram um movimento igual a uma tarde normal de domingo.
Ricardo, proprietário do restaurante Beer, localizado na r. B. do Rio Branco, n° 95, ficou com a casa vazia. As vendas caíram 70% nos últimos dias da festa. No dia 15, na parte da tarde, o movimento melhorou.
Da mesma forma reclamou a Sra. Stela Salomão, prerietária do Cassio' Bar, e a adm. Sinara, do Hercílio Supermercados, que sempre abre no dia 15. Posto de gasolina e, no fundo, comércio fechado.
O prédio em construção, na rua B. do Rio Branco, defronte ao Hercules Supermercado, no centro da cidade, sofreu vários ataques de vandalismo, que, só no mês de agosto, teve mais dois vidros, que compõem sua fachada, quebrados, conforme informou sua proprietária.
Talvez porque o policiamento tenha ficado concentrado na área do Poliesportivo, deixando desprotegidas outras áreas da cidade.

Diz o ditado: "Não mude o curso de um rio, sem respeitar as leis da natureza, pois um dia ele voltará ao seu caminho natural."
Os camelôs foram chegando e formando o mercado de vendas de produtos populares.
Às 11 horas da manhã do dia 15 de agosto, ambulantes ainda colocavam seus produtos no passeio da rua Conde Dolabela, em frente ao restaurante Por do Sol, próximo ao Poliesportivo.
A IMPORTÂNCIA DE SE CONSERVAR NOSSA CULTURA, ÀS VEZES, PODE SER MAIOR QUE A PREOCUPAÇÃO EXTREMA COM A SEGURANÇA DE UM EVENTO, ATRAVÉS DE LEIS, ANTES ADORMECIDAS, MAS QUE AGORA CHEGAM A INIBIR O DIREITO DA SOCIEDADE DE VIVER OS POUCOS MOMENTOS ESPECIAIS EM NOSSA CIDADE.

" Presidente"
Nos estatutos das principais entidades de classe, o Presidente tem função importante para o sucesso dos objetivos das entidades religiosas, civis ou comunitárias. Assim, na ausência deste cargo, a entidade pode ficar um carro sem direção.
Veja o que já foi publicado:
- 12 horas do dia 15 de agosto- ginásio poliesportivo
- 14 de agosto, ultimo dia da novena
- 12 de agosto, sábado, noite do reencontro do lagoassantensse ausente
- Primeiro dia da novena
- Montagem da barraca central
- Programa da novena Festa de Nossa Senhora da Saúde
- de 06 a 15 de agosto -Programa dos shows no Piliesportivo
- Primeiro dia da novena
- A prefeitura amplia o espaço externo do Ginasio Poliesportivo e cria um novo local para abrigar as barracas de rua.
- Ginásio poliesportivo é o local preferido pela prefeitura
várias cartas enviadas por entidades de classe ao Poder Público, estimulando as mudanças na Festa da Padroeira da cidade, sem consulta aos fiéis e a população.

- opiniões dos internautas
- Livro de opiniões
 
Entenda a organização da Festa de Agosto, até o ano de 2005

dia 06, 1° dia da novena -Entenda a organização da Festa de agosto
-Noite na barraca dia: 06 - 13, 15 - procissão
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade