6Quadro de medalhas olimpiadas de Rio 2016
Quadro de medalhas olimpiadas de Londres 2012 -
Quadro de medalhas olimpiadas de Pequim 2008 -

Rio - Na abertura dos Jogos do Rio, o Brasil reencontrou o início de sua coleção de medalhas olímpicas. Felipe Wu, de 24 anos, conquistou neste sábado a medalha de prata na prova pistola de ar 10 metros, garantido ao País a sua primeira medalha em casa.

Durante a competição, em Deodoro, ele contou com uma barulhenta torcida brasileira, que cantou "Wu, Wu, Wu, Wu, Wu". Felipe chegou a assumir a liderança da prova no penúltimo tiro, mas o vietnamita Xuan Vinh Hoang foi quase perfeito na hora da decisão, atirou no centro do alvo, e ganhou a prova: 202,5 contra 202,1.

O Brasil não conquistava uma medalha no tiro esportivo desde os Jogos de Antuérpia, em 1920, quando Guilherme Paraense deu ao País sua primeira conquista olímpica, considerando todas as modalidades. Ainda na Bélgica, o Brasil foi ao pódio outras duas vezes - com Afrânio da Costa e a equipe de pistola livre.

Rio - O Brasil finalmente chegou ao lugar mais alto do pódio nesta edição dosJogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Nesta segunda-feira, a judoca Rafaela Silva superou Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, na categoria até 57 kg e garantiu o primeiro ouro do Brasil na competição. Além dela, Felipe Wu também obteve uma medalha, a de prata, no sábado, no tiro esportivo.

A festa pela conquista na Arena Carioca 2 foi grande e emocionante até porque Rafaela é nascida no Rio de Janeiro e cresceu na Cidade de Deus, uma comunidade carente na zona oeste que fica a poucos quilômetros do Parque Olímpico.

Tanto que muitos amigos e familiares estiveram no ginásio para ver a judoca da casa em ação e vibrar com cada golpe.

A Cidade de Deus também fica próxima de um dos núcleos do Instituto Reação, comandado pelo ex-judoca Flávio Canto, e local onde a agora medalhista olímpica aprendeu a competir desde pequena.

Aos poucos a paixão pelo futebol foi dando espaço para o judô, pois era nítido o potencial dela nos tatames.

Aos 24 anos, ela supera com essa medalha a frustração nos Jogos de Londres-2012, quando poderia ter chegado ao pódio, mas foi desclassificada na primeira luta, justamente diante da húngara que ela eliminou agora nas quartas de final.

No currículo, Rafaela tem o título mundial de 2013, conquistado também no Rio, além de uma prata no Mundial de Paris, em 2011.

O pódio veio no terceiro dia de disputas da modalidade, após outros judocas brasileiros terem chegado perto, sem sucesso. No sábado, Sarah Menezes e Felipe Kitadai, que tinham conquistado medalhas em Londres-2012, ficaram pelo caminho na repescagem.

No dia seguinte, Charles Chibana perdeu em sua primeira luta e Érika Miranda ficou a uma vitória do bronze.

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) tem como meta, no mínimo, repetir as quatro medalhas dos Jogos de Londres, de preferência melhorando qualitativamente.

Mais sobre Olimpiada

Rio é a sede da Olimpíada de 2016
Cidade brasileira vence a disputa contra Chicago, Tóquio e Madri e será a primeira a sediar o evento na América do Sul.
A escolha foi acirrada. A candidatura brasileira venceu Madri na última rodada da reunião por 66 votos a 32, nesta sexta-feira 02 de outubro de 2009, sendo que Tóquio e a então favorita Chicago caíram nas rodadas anteriores.
fonte:Estadão.com.br
- ouro - prata - bronze Total
03 05 09 15
05 02 03 10
0 06 06 12

Na quadra, as meninas comandadas por José Roberto Guimarães fizeram história no Ginásio da Capital. Depois de chegarem à final sem perder um set sequer, as brasileiras derrotaram a seleção americana por 3 sets a 1 - perdendo o primeiro e único set na competição - e deixaram seus nomes marcados na história do esporte nacional.

1 cm para a consagração Maurren Maggi leva o ouro
No salto em distância brasileira Maurren Maggi fez história no atletismo do Brasil. Com os 7,04m conseguidos logo no primeiro salto em distância, a paulista tornou-se a primeira mulher a conquistar um ouro olímpico para o Brasil em esportes individuais. Além disso, a medalha conquistada no salto foi a primeira dourada desde 1984, quando Joaquim Cruz venceu os 800m nos Jogos de

Natação histórica para o Brasil
Com ouro de Cesar Cielo, que tembém consquistou uma medalha de bronze, e mais
19 recordes sulamericanos,
equipe brasileira tem sua
melhor participação na
história dos Jogos Olímpicos

Futebol Feminino
Prata com sabor amargo
Brasil é derrotado por americanas e deixa escapar a medalha de ouro


Prata encerra ciclo vitorioso

Seleção brasileira de vôlei masculino perde final olímpica para os EUA : 3 a 1
Futebol Masculino
Prêmio de consolação
Seleção vence a Bélgica (3 a 0)
e fica com o bronze
Vôlei de praia masculino
Duplas ficam com as medalhas de
prata e bronze em Pequim
Voley de Praia Feminino
Brasil fora do pódio no volei
Talita e Renata perdem para
chinesas por 2 sets a 0
Adeus Pequim! Que venha Londres!

Melhores momentos
Sucesso dos atletas Rodrigo medalha de ouro natação revesamento 4x200m e Erika medalha de prata por equipe de voley no XV jogos Pan Americano.
Famílias que moram em Lagoa Santa eviam novamente os dois atletas para para o Pan 2007, eles participaram tambem das Olimpíadas de Atenas 2004.
Rodrigo, nadador, filho de Rosângela Rosa C. da Rocha Castro (Rosa da Fazendinha), moradora de Lagoa Santa; e Érika, jogadora da seleção brasileira de vôlei, filha de Dona Marlene, moradora da cidade há dois anos.
Os atletas Nicolas Oliveira, Lucas Salatta, Rodrigo Castro e Thiago Pereira festejam a vitória no revezamento 4x200m
Medalha de ouro no revezamento 4 x 200 m
Rodrigo Castro
Esporte: Natação
Nascimento: 21/12/1978
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte/ Lagoa Santa
Clube: Minas Tênis/MG
Peso: 81 - Altura: 1,84m
Principais resultados:
Medalha de bronze no 4x200m livre do Mundial em Piscina Curta de Indianápolis 2004. Medalha de prata no revezamento 4x200m livre e de bronze nos 200m livre nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003. Recordista brasileiro e sul-americano do revezamento 4x200m livre em piscina longa e curta. Recordista brasileiro e sul-americano do revezamento 4x100m livre em piscina longa. Finalista do revezamento 4x100m livre (8º lugar) no 12º Mundial de Esportes Aquáticos de Melbourne/2007, no qual ajudou os revezamentos 4x100m livre e 4x200m livre do Brasil a se classificarem para as Olimpíadas 2008. Campeão sul-americano absoluto dos 200m livre, 4x100m livre e 4x200m livre em 2006.
No Pan:
200m livre / 4x200m livre
  Rodrigo Castro pula na piscina para se classificar em primeiro nos 200m livre,19 de julho, fez o melhor tempo, com 1min49s96.Os atletas Nicolas Oliveira, Lucas Salatta, Rodrigo Castro e Thiago Pereira festejam a vitória no revezamento 4x200m

Muita alegria, acenando a bandeira do Brasil e mostrando medalha de ouro.

Érika volta a participar da equipe de vôlei feminina no jogos do Pan Rio 07, jogou contra o Mexico em 16/07/2007.
Brasil chega à semi do vôlei derrotando os USA, mas perde a final para Cuba ficando com a medalha de prata.
Já classificado, o Brasil entrou em quadra com Thaisa, Érika e Sheilla como titulares pela primeira vez no Pan. A partir do segundo set, Zé Roberto colocou as outras reservas em quadra e manteve o time dessa forma até o fim.
A Seleção feminina de vôlei do Brasil passou pela seleção do México com facilidade por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/15 e 25/17, na tarde desta segunda-feira, e se classificou para as semifinais dos Jogos Pan-Americanos do Rio em primeiro no Grupo A, sem perder um único set nas três partidas da primeira fase. Com a entrada de três reservas - a ponteira Érika, a oposto Sheilla e a meio-de-rede Thaisa nos lugares de Sassá, Mari e Walewska -, a equipe brasileira abriu logo 8 a 1 no placar e precisou de 20 minutos para fechar o primeiro set por 25/16, e empolgar a torcida no Maracanãzinho.

 


Com a entrada de três reservas - a ponteira Érika, a oposto Sheilla e a meio-de-rede Thaisa nos lugares de Sassá, Mari
Quadro de medalhas - Resumo da competição
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade