Vamos mostrar uma serie de locais públicos ocupados pelo poder municipal e particular desde 1960 até os dias de hoje, que interfere hoje na mobilidade e infraestrutura da cidade.

Invadir é fácil, difícil é tirar.
3° - Já passaram mais de 50 anos da construção do canal de captação de aguas pluviais no trecho da R. Conde Dolabela, e ainda vê avanços consideráveis das testadas dos lotes que o margeiam.
Este canal também serve como sangradouro da lagoa, é a ligação da mesma com o Rio Das Velhas.
Este elo importante para o evento da piracema período de desova dos peixes, ha anos foi interrompida devido a má construção do paredão do canal impedindo a continuidade deste fenômeno.
A comunidade espera que um dia a prefeitura amplie a R. c. Dolabela, tampando o canal e retomando as áreas públicas invadidas.
A foto mostra o traçado remanescente em amarelo da margem direita do canal, onde se vê parte do leito tampado e avanços das testadas do lotes sobre a parede do canal. Após 60 anos a prefeitura nunca tomou uma atitude. Esta área invadida poderia servir de alargamento da Rua Conde Dolabela.

2ª - Antigamente a antiga Praça do Cemitério Central e a atual Praça Marechal Deodoro ( Pça. do Lindouro) uma era extensão da outra. A foto aérea ilustra o local de ocupação contornado com linhas amarelas.
Motivo para a ocupação: A necessidade de construir o prédio da Telefônica de Lagoa Santa - atual Sec. de Turismo, e o prédio do antigo Forum, Sec. da Saude e os avanços das construções comerciais da ponta da praça, restou a passagem da entrada principal do Cemitério Central, que também está ocupada e fechada desde o inicio do ano 2000 .
Invadir é fácil, difícil é tirar.

1ª - A generosidade do poder publico oficializou esta importante área na decada de 1980 (contornado com linhas amarelas) defronte ao Clube Iate, onde o lado interno descia as enxurradas que eram desviadas do clube.
Segundo informação da prefeitura esta área já está em fase de desapropriação
Quer opinar? clique aqui
A cultura de avanço dos limites reais dos lotes e ocupação de áreas devolutas e públicas é feita nas esferas pública, empresarial e particular. Vejam as imagens abaixo:


Como é fácil fechar áreas públicas.
Passagem centenário de acesso à lagoa central, mais conhecida como beco, é fechada entre a Av. G. Vargas e R. Helena Antipof em 2004.

- Permuta do beco - continuação da Rua Helena Antipof com a Prefeitura
- Beco reaberto ano 2004
Não agrida o meio ambiente. Jogue limpo com sua cidade.
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade