No dia 06/junho, nas comemorações da Semana do Meio Ambiente, as crianças de duas escolas municipais, mostraram os trabalhos de educação ambientais, preocupadas com a falta de cuidado com o nosso Solo : Chão que nos Sustenta, frase estampada num cartaz na exposição, da quadra do Areião na orla da lagoa.
Em três dias de exposição, nove escolas apresentaram trabalhos que tratavam da educação ambiental.
A presença da Escola Odete Marques Soares localizada na fazenda da Penha e a Escola Dona Aramita do bairro Francisco Pereira próximo ao distrito de Lagoinha de Fora, ambas localizadas na zona rural, indica que as crianças vêem com inquietação a preservação do meio ambiente, sendo a natureza sua companheira.
Secretario de Meio Ambiente Sr. Márcio Mariani, única autoridade a prestigiar o evento e os trabalhos dos alunos na beira da lagoa.
Mostra que esta forma de manifestar e buscar soluções é mais real, que muitas reuniões repetitivas de autoridades e palestrantes tornam cada vez mais distante e lenta a execução de bons projetos. O exemplo é o projeto Manuelzão, uma parceria entre o estado, município e UFMG, para trabalharem juntos a preservação ambiental na bacia do Rio das Velhas, os benefícios até hoje deixam a desejar, no municipio de Lagoa Santa..
A Feam (fundação estadual de meio ambiente), exercendo o papel de controladora , tem cobrado da comunidade mais empenho na implantação do aterro sanitário, local ainda não definido.
Das cidades que formam a Bacia do médio Rio das Velhas, Lagoa Santa é a única que está atrasada na implantação do tratamento básico do lixo coletado. Na ultima visita ao lixão(próximo ao Rio das Velhas), os técnicos do Feam encontraram um trator para fazer o aterro do lixo, mas o fogo ainda é o meio mais utilizado.

 

A criança mostra no trabalho artesanal sua tristeza e preocupação com a lagoa e o meio ambiente.

O visitante e o morador encanta-se com a imagem da lagoa vista por fora.




Não agrida o meio ambiente. Jogue limpo com sua cidade.
A criança mostra no trabalho artesanal sua tristeza e preocupação com a lagoa e o meio ambiente.

05/06/2003