Formação de movimentos em prol da cidade tem mostrado entusiasmo só nos primeiros encontros, onde libera deveres, justificativas e planejamentos.
em curto prazo de tempo, agrupa aos tantos outros que tiveram o mesmo destino: apagam-se as velas.
Lagoa Santa é uma das cidades que mais fazem reuniões de interesse publico e comunitario.
Frutos das promessas, ações efetivas, concretisadas praticamantes nulas.

"Lagoa Santa Sã e Salva"
Iniciativa de moradores e frequentadores de Lagoa Santa vai reunir no dia 13 de agosto as 16 horas na AV. Getulio Vargas 1.460, com lideranças públicas e empresariais para discutir o futuro da cidade frente ao avanço da urbanização
do Vetor Norte e a consequente especulação imobiliária

Lagoa Santa ganha mais um movimento, "Lagoa Santa Sã e Salva", juntando com o já existente "Preserve a Lagoa", movimento importante no combate a edificação de prédios e hotéis na orla da lagoa.
Este novo movimento conta com o apoio de profissionais com residência em lagoa Santa, o arquiteto Gustavo Pena e o estilista Victor Dzenk, ambos reconhecidos pelos seus trabalhos que atravessaram as fronteiras do Brasil.
O evento tem o objetivo de chamar a atenção para a necessidade do desenvolvimento sustentável de Lagoa Santa, para proteção de suas águas e defesa da Lagoa Central e de sua bacia como Patrimônio Histórico-Cultural, a limitação de grandes prédios, seja comercial ou residencial devido a limitações das ruas e avenidas. Contam com o apoio de integrantes do Governo de Minas.
Na área de desenvolvimento econômico, Lagoa Santa já tem uma matriz industrial, deixando de ser apenas um núcleo de condomínios para formar um eixo de desenvolvimento tecnológico arrojado, argumenta. “A transição já foi iniciada, a partir da instalação do Centro de Capacitação Aeroespacial de Lagoa Santa. Assim, o encontro do dia 13 será de extrema importância para se refletir sobre que lugar a cidade quer ocupar nesta rota tecnológica”, completa.

Recuperar o passado de Lagoa Santa, frear o crescimento desordenado no Vetor Norte e mostrar o potencial da cidade como espaço de cultura e tecnologia, serão os temas debatidos durante encontro no dia 13 de agosto no município. Iniciado pela engenheira civil e consultora na área da gestão ambiental e de recursos hídricos, Patrícia Boson, com o apoio do arquiteto Gustavo Penna, da superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas, e de lideranças da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o movimento "Lagoa Santa Sã e Salva" agora conta com o apoio de integrantes do Governo.

No dia do encontro, além das lideranças já citadas, marcarão presença o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fábio Veras, e o 1º Secretário da Câmara Municipal de Lagoa Santa, o vereador Genesco Oliveira Neto. Quem também dá total apoio à iniciativa é o diretor de Operação Centro Leste da Copasa, Valério Parreira.

A principal vontade do grupo é transformar o caráter de cidade satélite que o município tem agregado nos últimos anos, em cidade do conhecimento, estimulando a inclusão do município na rota tecnológica (Projeto Vetec) determinada pelo Conselho Fiemg Jovem, pela Sede e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que pretende transformar a área entre a Pampulha e o Aeroporto de Confins em uma rota de produção de bens e serviços de alto valor tecnológico.

A ideia é reunir empresas, organizações e centros de educação que viabilizem a consolidação de um polo de conhecimento nessa área. “Iremos reunir as vontades, intenções e potencialidades de cada município para que eles possam participar desta rota de acordo com o seu interesse”, explica o presidente do Conselho Fiemg Jovem, Daniel Junqueira. Assim, Lagoa Santa não mais seria uma cidade sem identidade, mas uma cidade com centros de educação para despertar e preparar seus jovens para as artes e a ciência.

“A rota tecnológica que começa no bairro Cidade Nova e no Horto, pode finalizar de forma emblemática em Lagoa Santa, que seria a cidade do encontro de cérebros para a ciência, a tecnologia, a arte, a moda, a música. Encontro de poetas, filósofos, historiadores, museólogos, antropólogos e educadores. Cidade para despertar e preparar seus jovens para as artes e a ciência”, sugere Patrícia Boson. De acordo com ela, a ideia é estimular a instalação de centros de convenção que possam sediar seminários e eventos de peso, atrair universidades e centros de capacitação para os moradores da região, aumentando sua chance de serem absorvidos pelas empresas e organizações do Vetec.

Fábio Veras também apoia a ideia e acredita no potencial do município. “O Vetec vai trazer a economia do conhecimento para Minas Gerais, ultrapassando assim os limites da economia tradicional. E Lagoa Santa já tem uma matriz que permite a entrada desta nova economia, deixando de ser apenas um núcleo de condomínios para formar um eixo de desenvolvimento tecnológico arrojado”, argumenta. “A transição já foi iniciada, a partir da instalação do Centro de Capacitação Aeroespacial de Lagoa Santa. Assim, o encontro do dia 13 será de extrema importância para se refletir sobre que lugar a cidade quer ocupar nesta rota tecnológica”, completa.

O diretor de Operação Centro Leste da Copasa, Valério Parreira, apoia a iniciativa e acredita que a realização do encontro vai chamar a atenção das pessoas para a perda de qualidade de vida dos que moram e visitam a cidade e região de Lagoa Santa, alertando a todos para a exploração desenfreada das áreas por questões imobiliárias e comerciais. “Sabemos que o planejamento das atividades é a melhor forma de prevenirmos problemas sérios de infraestrutura de cidades. Saber com antecedência a vocação empresarial e cultural local é uma das formas para melhor planejar”, assinala.

Sã e salva
Outra vontade do grupo é sensibilizar o público empresarial para apoiar um projeto de desassoreamento da lagoa central, que perde sua profundidade e vitalidade em velocidade assustadora. “A iniciativa de reunir pessoas que possam se comprometer de forma mais organizada para lutar pela preservação da região cárstica de Lagoa Santa e qualidade de vida de seus habitantes é 100% positiva”, analisa a superintendente executiva da Amda, Maria Dalce Ricas. “Assoreamento e degradação da lagoa significa degradação do fantástico complexo hídrico subterrâneo da região, que em minha opinião, vale muito mais do que qualquer condomínio, mineração ou aeroporto”, completa.

A lagoa, além de ser um bem natural, tendo sido inclusive tombada pelo município por decreto-lei de 2001, é um bem social que justificou o nome da cidade. “A lagoa é uma dolina, uma formação geológica rara alimentada em grande parte por água de chuva e canais subterrâneos. É um bem natural, legado de milhões de anos que precisa ser valorizado e protegido. E por ser também um ambiente de convivência e lazer das pessoas que moram ali, é enorme a responsabilidade de mantê-lo íntegro”, ressalta o arquiteto Gustavo Penna, que também participa do movimento batizado por ele Lagoa Santa Sã e Salva.


O vereador Genesco Oliveira Neto, também concorda que Lagoa Santa não pode e não deve se transformar em um bairro da capital. “Enquanto parlamentar estarei ombro a ombro com os representantes da sociedade para impedir ações predatórias e exploratórias”, afirma. “Louvo a iniciativa de Patricia Boson, iniciativa essa que dever ser levada a toda cidade porque daqui a poucos teremos somente a historia da lagoa que um dia foi santa!”, completa.

E para criar a identidade visual do evento, o grupo Lagoa Santa Sã e Salva contará com a parceria do estilista mineiro Victor Dzenk, cuja fábrica está instalada há 18 anos na orla da lagoa. Dzenk morou muitos anos de sua infância na cidade e também se sente parte deste movimento. “Diante do boom do crescimento da cidade, me preocupo para que o crescimento vertical não atinja a orla da Lagoa e também que o povo local seja inserido nesse crescimento com trabalho e emprego”, expõe o artista, que em sua fábrica emprega 60 funcionários diretos.

Fonte:Paula Lanza - 3211-7526 / 9940-5344
Ilustração: Arquivos da www.lagoasanta.com.br

- EDIFÍCIOS ALTOS E LOTEAMENTOS IRREGULARES NÃO É SINAL DE PROGRESSO
- Prestadoras de serviços da cidade a beira de um caos, sem solução a curto prazo.
- Lagoa Santa é a cidade mais favorecida pelo progresso trazido pela reativação do Aeroporto de Confins e a Linha Verde (MG10).
- Aeroporto de Confins tem aumento de 122,8% no lucro operacional
- Merecida Comemoração
- LAGOA SANTA À ESPERA DE UMA FACULDADE
- Confins faz região decolar
- Porque não temos bons hoteis
- Código de obras não é aplicado para todos.
- Belo-horizontino faz o `caminho da roça’
- Em pouco tempo a cidade vai ter mais condomínios do que bairros.
- Movimento contrario a edificação de Hoteis na orla da lagoa
- resumo de todas as etapas das discussões da polêmica lei N°2.942/2009 que permite a verticalização na orla da lagoa.
-


www.lagoasanta.com.br - revista vistual da cidade