LAGOA SANTA - Segurança Pública integrada pelo Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública na cidade de Lagoa Santa)
A integração das atividades é o eixo estrutural da nova política de segurança pública, integrando a policia civil, militar e a comunidade representada pelo CONSEP

(Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social).
No prédio do Igesp se reunirão  periodicamente os comandantes de 21 cidades da região metropolitana, para discutir assuntos relativos à criminalidade que envolvem melhoramento da estrutura física e  serviços de inteligência , procurando assim proporcionar  maior segurança para a comunidade.

A foto mostra, dentre outras, pessoas que  contribuíram para a criação do CONSEP e trazer a sede do IGESP para Lagoa Santa.


- Xisto Moreira, presidente do Comsep-Lagoa Santa.
- CAp. Evair
- Major Emídio - chefe se operação do 11° RPM.
- Vicente Paulo, vice presidente do CONSEP
- Dra. Glaura , delegada na cidade de Lagoa Santa.
- Major Marcelo, chefe da secção de comunicação organizacional da 11° RPM.
- Dr. Edson, delegado da cidade de lagoa Santa

Com menos de 24 horas da inauguração  da sede do Igesp, foi realizada na manhã do dia 24 de março, a 2ª reunião com os comandantes e auxiliares da cidade de Vespasiano, onde um dos assuntos tratados foi a situação  da delegacia de Morro /alto.

nA sede do Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública na cidade de Lagoa Santa) foi inaugurada ontem. Trata-se de mais um passo do governo do estado no sentido de unificar as estratégias das polícias Civil e Militar em Minas Gerais. O local vai servir para as reuniões que acontecerão mensalmente entre os integrantes do sistema de segurança. A integração das atividades é o eixo estrutural da nova política de segurança pública, não é mais possível pensar neste setor sem a união. A estrutura que está sendo inaugurada está equipada com toda a infra-estrutura para facilitar a troca de dados e montar as estratégias sincronizadas de combate ao crime , assegurou o superintendente de Integração de Defesa Social, Genilson Ribeiro Zeferino.

Ontem mesmo aconteceu a primeira reunião entre os comandos policiais. E neste encontro foram estipuladas as primeiras metas a serem alcançadas em conjunto, que serão avaliadas daqui a 60 dias. Agora, os chefes de polícia do 3º Departamento de Policia de Minas Gerais e os comandantes da 11ª Região da Polícia Militar, que abrange 21 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, começam a montar suas estratégias juntos e com toda infra-estrutura necessária para o bom andamento dos trabalhos. O prédio fica às margens da Lagoa Central da cidade, na Avenida Getúlio Vargas, nº 352, possui salas amplas e serão equipadas com computadores e telões de projeções para a apresentação dos controles de verificações das tarefas.

O tenente-coronel Cícero, comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar, que fica em Vespasiano, comemora mais essa conquista. O caminho é este. Já tínhamos um bom relacionamento de trabalho com a Polícia Civil e agora temos todas as ferramentas para o planejamento em conjunto. E quando isso acontece as metas são alcançadas. O cidadão agora contará com um serviço de segurança pública mais eficiente. O próximo objetivo é unir forças com outras esferas como o Ministério Público e o Judiciário, além dos Comsep Conselhos Municipais de Segurança Pública e ONG s .

VERBAS

Na reunião também ficou decidido quando o prédio receberá o restante dos equipamentos. Já existe a verba e ficou acertado de onde virá o dinheiro para a aquisição outros computadores, mesas, arquivos e demais equipamentos que serão usados para a nova metodologia. Ou seja, está tudo bem encaminhado , afirmou o titular da 9ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Vespasiano, Paulo Roberto Mairinques. Outro que também participou da reunião foi o coordenador-geral de segurança, Ronaldo Cardoso Alves, que ficou muito satisfeito com o encontro: Essa nova metodologia busca possibilitar que os atores do sistema se encontrem no mesmo ambiente, mensalmente, para o desenvolvimento e monitoramento das ações .

Os envolvidos no processo contam também com o apoio efetivo do poder Executivo, que também participará das reuniões. Segundo o prefeito da cidade, Rogério Avelar, é fundamental a participação da cidade nesse novo momento da região: É um compromisso nosso discutir as metas e implementar ações juntamente com as polícias e demais envolvidos . O prédio também abrigará a ONG Paz em Minas, o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) e um gabinete integrado das polícias. O Comsep terá uma cadeira cativa no Igesp para falar em nome da população e da comunidade. Seremos capitadores de informações junto ao povo e ajudaremos nas ações tomadas. Podemos contribuir muito , assegura Xisto Moreira, presidente do Comsep-Lagoa Santa.


fonte: www.lagoasanta.com.br e Jornal Diário da Tarde - 24/03/2006
Otávio di Toledo

-Solenidade da inauguração

www.lagoasanta.com.br