Pronunciamento do Vereador Dr. Ricardo

 "Desejo me congratular com o nosso Governador Aécio Neves pela decisão tomada com relação ao uso dos Aeroportos Tancredo Neves e Pampulha. Somente com sua decisão firme e o posicionamento da Comissão Especial formada para este fim na Assembléia Legislativa foi possível reverter a inconseqüente proposta da INFRAERO de investir R$ 140 milhões no terminal de passageiros da Pampulha. Em nenhum momento a INFRAERO olhou para seu filho mais abandonado e que lhe custou nada mais nada menos de US 500 milhões. Cumprimento também os deputados Alencar da Silveira e Fabio Avelar, presidente e relator respectivamente da referida Comissão Especial.

Vale aqui lembrar alguns aspectos do convênio, no valor de R$ 300 milhões, assinado entre o Governador Aécio Neves e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

- R$ 180 milhões para obras de alargamento e melhorias  das Avenidas Antonio Carlos, Cristiano Machado e Pedro I.

- R$ 60 milhões para recuperação, duplicação, e iluminação da  MG-010 e asfaltamento da pista de concreto no trecho do Vilarinho ao inicio da MG-010;

- R$ 60 milhões em obras complementares;

Vale lembrar que até dezembro de 2005 está previsto desembolso de R$ 285 milhões. É importante ressaltar que o Governador Aécio Neves, visando atender melhor ao usuário do transporte aéreo, solicitou que os projetos tivessem como meta uma redução de 20 minutos no tempo  para se chegar ao Aeroporto Tancredo Neves(Confins). Outra decisão que está acertada é o retorno de todas as companhias aéreas para Confins, ficando na Pampulha somente os vôos da Ponte Aérea  para Santos Dumont, Congonhas e Brasília. Somente depois de revitalizado o Aeroporto Tancredo Neves poder-se-ia planejar melhorias para a Pampulha.

Outra grande decisão do nosso Governador foi utilizar também o Aeroporto Tancredo Neves em um Aeroporto Industrial. Isto já é uma realidade.

Em vista do que relatamos, seria bom perguntar quais os reflexos para o nosso Município? Estamos preparados para daqui a 2 anos absorvermos o movimento advindo do Aeroporto? A duplicação vai trazer um grande crescimento para Lagoa Santa, pois vai aproximar nossa cidade ainda mais de Belo Horizonte. Em quais áreas? Estaremos preparados?

Outra questão que poderá trazer conseqüências perversas para a economia do nosso Município diz respeito a quase provável construção da estrada ligando Confins  à Lapinha tirando todo trafego que atende à região da Serra do Cipó e adjacências  de dentro de Lagoa Santa. Podemos trabalhar para oferecer alguma outra alternativa viária? Se não conseguirmos, que alternativas vamos criar para compensar estas perdas?

Estou fazendo estas considerações e estes alertas porque provavelmente seremos muito cobrados pela sociedade por nada ter feito. Devemos estar atentos e ao mesmo tempo convocar os diversos segmentos da sociedade para debater estas questões e dividir conosco os esforços para uma solução que beneficie o nosso Município.

Finalmente, gostaria que a mesa diretora pudesse convidar a esta Casa os Deputados Estaduais Alencar da Silveira e Fábio Avelar para expor para nós e para a sociedade os aspectos desta grande vitória da população, que foi a revitalização do Aeroporto Tancredo Neves. Peço também que seja convidado para uma outra reunião o Superintendente da Infraero em Confins Sr. Cláudio Figueiredo Salviano(31-3689-2130), que poderá contribui e enriquecer os debates."

 Sem mais pelo momento, agradeço.

 "Vereador Ricardo Sebastião"

29/abril/2004
fonte: matéria enviada a www.lagoasanta.com.br , de responsabilidade do Vereador Dr Ricardo Sebastião Domingos

-A rua PintoAlves ou trecho da rodovia MG10  que serve como passagem para os veículos que dirigem-se aos distritos de Campinho, Lapinha, região da Vila Maria e cidades localizadas na Serra do Cipó,  com extensão de mais de 4 km tendo pista estreita e sem acostamento, com um pontilhão próximo ao n° 1300 construído a mais de 40 anos, (que não é usado nem em fazendas).
Com precário  acesso no cruzamento da rua Luiz Pinto Coelho para quem vai  ao Cemitério e ao Abatedouro e ainda  com alto índice de acidentes.
Sem investimentos do DER e da Prefeitura, seria inevitável a construção de uma nova passagem por fora da área urbana.
Lembramos que a Av. João Daher tem pista dupla graças a empresa que projetou e implantou o Bairro Lundceia na década de 70.
30/abril/2004