Criança nutrida, criança feliz
- Público Alvo: alunos matriculados (freqüente ) na escola e irmãos até 14 anos de idade.
- Escola Municipal Dona Maria Augusta (Morro do Cruzeiro) e Messias Pinto Alves
O projeto consiste em fornecer alimentação para as regiões mais carentes
Atendidas pelas escolas Municipais: Morro do Cruzeiro e Palmital.
A pobreza é ainda a causa principal de muitas doenças, e milhões de famílias brasileiras ainda não têm acesso a uma alimentação adequada.(Guia Alimentar para a população Brasileira, MS 2005).

Acompanhamos a realidade das crianças de nossas escolas municipais e percebemos que em algumas regiões a alimentação escolar é a única refeição do dia. Sensibilizados com tal quadro a Secretaria Municipal de Educação de Lagoa Santa, Junto à Prefeitura e escolas Messias Pinto Alves e Maria Augusta, resolvemos fornecer alimentos na época das férias aos alunos destas regiões, pois eles vivem uma realidade de grande carência, dentre elas temos: o desemprego, o subemprego, a fome, condições precárias de moradia, falta de transporte e outros.

• O objetivo do programa é atender aos alunos matriculados e freqüentes, das escolas Messias Pinto Alves e Maria Augusta, no que diz respeito à merenda escolar, de segunda a sábado no período de férias escolares, no horário das 7 h e 30 min às 12 horas.

• Atender também aos irmãos dos alunos, até 14 anos de idade, mesmo que não matriculados na escola.

Não haverá limite para cadastramento dos alunos que necessitem participar da campanha, devendo este número ser mensalmente atualizado junto à secretaria de educação.

Estão envolvidos na realização do projeto: cantineiras, mães voluntárias, coordenadores nas escolas, auxiliares de cozinha, zeladores, secretária de Educação e Nutricionista.

O cardápio foi elaborado e coordenado pela nutricionista responsável pela
Merenda Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, é composto de um lanche que é servido no às 7 h e 30 min e um almoço com preparações variadas à base de arroz, feijão, verduras fresquinhas cultivadas nas hortas das escolas, carne e sobremesa, atendendo as necessidades nutricionais de nossas crianças.



Fonte: Nutricionista Tatyana Ferreira Cruz
CRN 2004 100 244

09/janeiro/2006

www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade