Político de profissão
Por Baptista Chagas de Almeida

Quem já tem mandato fica quatro anos em campanha


Eles são políticos de carreira. E gostam muito do que fazem. Tanto que pretendem continuar. O Tribunal Superior Eleitoral divulgou ontem o balanço das profissões dos candidatos às eleições deste ano. Acertou quem apostou que os políticos estão em primeiro lugar no ranking. Eles não querem mesmo largar a boa vida. E é provável que boa parte deles continue no mesmo ofício. A concorrência é desleal e eles levam vantagem sobre os marinheiros de primeira viagem, que tentam um lugar ao sol. Os que tentam a reeleição já têm suas bases estabelecidas, já sabem o que precisam fazer para manter os eleitores fiéis. Os que tentam uma ascensão na carreira, um deputado estadual que disputa uma cadeira na Câmara Federal, por exemplo, também já não saem do nada, embora tenham que crescer o número de votos para alçar vôos maiores.

Mas a grande deslealdade vem do próprio exercício do mandato. É aí que a concorrência fica realmente desigual entre os políticos e os que estão começando. A começar das verbas do Orçamento da União. Por mais cruel que possa parecer, ao destinar uma ambulância superfaturada para a base eleitoral, os sanguessugas ganham duas vezes. Uma com a propina que embolsam. Outra que a comunidade atendida ainda fica agradecida pelo “favor”, pela atenção que o parlamentar teve com o lugar. Por isso não será fácil acabar com as emendas individuais. Elas têm um imenso valor eleitoral para os deputados e senadores que terão de votar o projeto moralizador. E isso sem contar com outros privilégios, como as verbas de gabinete. É dinheiro para o correio, para gasolina, para telefone. Quem já tem mandato fica quatro anos em campanha.

É ilusão, contudo, achar que só porque não tem mandato o candidato é imune às tentações do poder e das oportunidades. No escândalo dos sanguessugas, muitos dos envolvidos estão na Câmara dos deputados pela primeira vez.

Jornal Estado de Minas - 19/08/2006
- Você se lembra em quem votou nas eleições de 2002? CONFIRA!!!

www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade