<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Analises dos resultados
Eleições Municipais 2004
Principais Momentos
Perda de mandato
Os resultados mostraram que união, fidelidade e simplicidade fizeram a diferença.
Depois de uma semana da divulgação dos resultados, líderes políticos, candidatos e os próprios eleitores já concluíram suas opiniões sobre o desempenho dos candidatos nas urnas.
O eleitor de Lagoa Santa parece não tolerar mais a política provinciana, que contava com candidatos que abusavam do poder e da máquina pública e ofereciam benefícios e promessas.
Abaixo, uma análise dos candidatos e das coligações:
01 - Para o partido da situação, houve uma certa dificuldade em encontrar aquele candidato que atendesse melhor ao perfil da coligação. Primeiramente, em 2003, foram lançados os nomes do Dr. Neves e do Dr. Nelson Nassif, o que gerou uma certa polêmica, principalmente na Câmara Municipal. Após um curto período de campanha os mesmos foram substituídos pelo vereador Osmar Calonge e pelo Dr. Paulo Mendonça.
Outro ponto levado em conta pela comunidade foi o fato da cidade nunca ter presenciado tantas denúncias e agressões contra um governante e deste contra outros, que transformaram-se em processos.
Algumas obras foram inauguradas poucos dias antes das eleições, surtindo pouco ou nenhum efeito no resultado final:
- A praça da Bíblia, que, após 30 anos, deixa de ser um local similar a um pasto de animais e útil à concentração para as cavalgadas. Com a obra, o local tornou-se uma praça de verdade.
- O polêmico prédio da Biblioteca da Escola Municipal Dr. Lund, oriundo da desapropriação do inacabado prédio do restaurante do Clóvis, em 2001. Tal obra deveria ter sido inaugurada em março/2004, de acordo com a proposta da construtora, homologada em 13 de agosto de 2003. (ref. à Tomada de Preço nº 014/2003).
Talvez a cidade tivesse crescido mais se houvesse uma preocupação menor em apontar os erros de prefeitos do passado e uma preocupação maior em trazer o progresso, com grande geração de empregos, como ocorreu em cidades vizinhas, como Pedro Leopoldo, Vespasiano, que possuem parques industriais consolidados e escolas e faculdades de primeira linha. Outra cidade que também serviria de exemplo é Confins, que hoje abriga um dos melhores hospitais particulares da região, além de ótimas pousadas e hotéis.
Outra questão foi o afastamento da prefeitura do administrador Ricardo Horta e, ainda o não comparecimento nos comícios do Deputado Estadual Alberto Pinto Coelho.
A Câmara Municipal também apresentou problemas de articulação com a candidatura para sua presidência em 2004 do Vereador Pastor Fidelis, que contrariou a indicação do Vereador Osmar. A Campanha também não teve o envolvimento das tradicionais famílias da cidade, que participaram ativamente das eleições anteriores. Desta vez, a maioria delas não se envolveu e outras mudaram seu apoio. Provavelmente estas são as causas principais da perda das eleições pela situação.

02 - A humildade, simplicidade e união das coligações e dos candidatos a vereadores foram fundamentais para a vitória do Candidato Antônio Carlos Fagundes, 47 anos.
O prefeito que assumirá em 2005 tem quatro filhos, é formado em Economia, foi Vereador, Secretário de Fazenda, Secretário de Transporte e vice-prefeito no primeiro mandato do atual prefeito, Genesco Aparecido.
Fagundes elegeu-se prefeito em 1992, cumprindo mandato de 01/01/1993 a 31/12/1996.
Nesta época, realizou diversas obras e projetos, com o apoio do ex-governador Eduardo Azeredo. Abaixo, algumas das realizações:
- Reconstrução do Grupo Dr. Lund, após ser destruído por um grande incêndio.
- Duplicação da Rua Ac. Nilo Figueiredo, entre o bairro Santos Dumont e o trevo de Confins.
- Pavimentação entre a MG10 e o Bairro Aeronautas.
- Construção do Ginásio Poliesportivo (área da antiga Febem).
- Deu continuidade à implantação do Parque de Exposições - Sindicato Rural.
- Criou e doou lotes na Vila Fagundes, anexo à Vila Maria, atendendo à demanda de moradias para pessoas de baixa renda, que prestam serviços na indústria de construção civil, serviços domésticos, caseiros e todas as demais serventias que uma cidade caracterizada pelo lazer e turismo.
- Criou postos de saúde nos distritos da Lapinha, Lagoinha de Fora, Aeronautas e Vila Maria.
- Construiu escolas no Morro do Cruzeiro e no Francisco Pereira.
Após deixar o mandato, sofreu severas críticas, provocando nas eleições seguintes o receio de seus aliados, que o aconselhavam a não subir no palanque, com receio de atrapalhar as campanhas.
Com humildade e simplicidade, continuou sua vida política, sempre fiel e amigo do Deputado Fábio Avelar, filho da cidade, que, por pertencer ao mesmo partido compareceu várias vezes nos comícios.
No final do seu mandato, faltaram recursos financeiros para honrar compromissos, como o pagamento dos fornecedores e dos salários dos últimos meses dos funcionários da prefeitura. A falta de recursos foi causada pelo reflexo da adptação ao Plano Real, e, ainda pelo descuido no último semestre de sua administração, fenômeno comum na maioria das prefeituras.
Como causas de sua vitória, podemos apontar a escolha do Vice-Prefeito, Ricardo Horta, o apoio do Dep. Fábio Avelar, da ex-candidata Maria da Saúde e do seu genro, canditato eleito a vereador Carlinhos Murta Filho.
Outro ponto a favor foi a união dos motoqueiros (motoboys e moto-taxi), além da já citada união dos candidatos à vereadores e dos organizadores.
Por fim, a campanha foi direcionada às classes mais necessitadas, fórmula já utilizada nas campanhas do PT, como ocorreu em Belo Horizonte, com a recente da vitória do Prefeito Fernado Pimentel.

03- A cidade assistiu ao surgimento de um novo líder político, Rogério Avelar, empresário de sucesso que conquistou o também glorioso segundo lugar nestas eleições. A campanha apresentou a união dos canditados à vereador e de várias famílias. Sua maior vitória foi conquistar o apoio dos jovens, despertando neles a importância de suas participações na vida politica, estendendo as atividades deles além das Igrejas e das suas atividades normais.
A organização da campanha foi fator importante para a ascenção do candidato.
Deve-se ressaltar ainda que o candidato a vereador Padre João não foi eleito, demonstranto que a maioria da comunidade prefere ele mais como atencioso padre na cidade do que como político.

04- Devemos destacar tambem o empenho e vontade de vencer do Dr. Ricardo, vereador por duas vezes, e do seu vice, Geraldo Corrêa. Os pontos negativos da campanha foram as divergências, a infidelidade partidária de alguns candidatos a vereador e os boatos mentirosos quanto à pessoa do candidato. Estes atos fizeram a campanha perder força na sua reta final. Mesmo assim, a cidade pode conhecer, além do candidato a prefeito Rogério Avelar, o candidato a vice, Geraldo Correa, que passou a constar na lista dos políticos emergentes, que conta também com a Sra. Maria da Saúde, revelada nas eleições de 2000.

 
05- O candidato a prefeito Sargento Ricardo Vieira, mesmo com as poucas chances que tinha de ganhar as eleições, mostrou para a comunidade que não existem barreiras que impeçam o desejo de se candidatar no regime democrático.
No entanto, existem alguns velhos políticos que se lançam candidatos, fazem pressão nas coligações, mas depois retiram a suas candidaturas antes das convenções.