Dr. Fernando Neto percorre a rota de peregrinação mais importante do mundo a de Santiago de Compostela - Espanha
 
Em outubro de 2010 comprei as passagens e neste mês de Maio 2011 realizei um grande sonho fazendo a peregrinação à Catedral de Santiago de Compostela na Espanha.
Santiago de Compostela é a capital da Galiza, localiza-se na província da Corunha, com população de 93 712 habitantes e densidade populacional de 416,70 hab/km. É uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.

Com uma mochila pesando 8 quilos, contendo roupas, chinelo, capa de chuva, saco de dormir, toalha, sabonete, escova e dentifrício. Com alguns Euros e uma câmera fotográfica: caminhei 800 quilômetros, atravessando de Leste a Oeste a Região Norte Espanhola pela tradicional Rota Francesa do CAMINHO DE SANTIAGO. Foram 28 dias de caminhadas, media diária de 28 quilômetros por trilhas de chão batido, estradas de cascalho, calçamentos e asfalto. Passei por subidas longas e inclinadas, descidas escorregadias e planos maravilhosos pela beleza da natureza e das terras cultivadas.

Conheci vilas, cidades singelas, grandes centros administrativos e comerciais como Pamplona, Logroño, Burgos, Leon e Santiago. Conheci um pouco das províncias: seus limites geográficos, sua cultura, suas riquezas, sua economia, sua culinária e principalmente sua hospitalidade posto que o Peregrino é muito bem recebido por onde passa.

No primeiro Albergue para pernoite, em uma ficha de identificação havia uma pergunta para se marcar com um X; qual o propósito de sua caminhada: religioso, espiritual, turístico ou cultural. Naquele dia marquei espiritual; porém ao fim do caminho assinalaria todos. O povo espanhol é muito católico. Em toda cidade encontrei, visitei e orei em uma Igreja Católica, com suas centenas de anos, uma riquíssima história sobre os construtores, seus estilos arquitetônicos, os nobres sepultados em suas dependências, seus altares dourados, suas peças sacras, seus quadros e imagens.

Ao final da caminhada a emoção de chegar à Catedral de Santiago de Compostela. Rezar e agradecer diante da Urna prateada com os restos mortais do Apóstolo Tiago. Depois da visita a urna, passando por detrás do altar, um abraço na imagem dourada do Santo. Emocionante. A Catedral que completa 800 anos em 2011 é magnífica. Uma riqueza arquitetônica milenar. O Pórtico da Glória que por imagens conta a história bíblica do Antigo Testamento e seus profetas, do Mundo atual com Nosso Senhor Jesus Cristo e seus Apóstolos e do fim dos tempos para os justos e os pecadores. É muito lindo! Conheci outras riquezas da Cidade de Santiago, praças, museus, mosteiros e vivenciei por três dias sua religiosidade. Revigorei minha alma e meu espírito.

De volta a minha querida cidade, junto de meus familiares e amigos, afirmo que muito pouco é preciso para sermos felizes. Saúde e paz. Saúde se tem com bons hábitos alimentares e atividade física regular. Paz se tem quando nos unimos a DEUS e seguimos os exemplos de JESUS CRISTO. Aprendi nestes 38 dias que estive em Retiro, que basta voltar seu pensamento a DEUS, agradecendo pela VIDA através de Oração.

Renovado retorno as atividades clínicas e ao convívio com todos desejando muita paz e saúde.
E que DEUS nos abençoe.

Fonte: Fernando Neto - 06/06/2011
e-mail fernandopgneto@gmail.com - Ou envia sua opinião:
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade