Lagoa
Santa vai receber R$ 45 milhões |
- As cidades do entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins),
que vai passar por uma transformação a partir de 13 de março,
quando começa a receber as operações de vôos
do Aeroporto da Pampulha, já estão se movimentando para
atrair novas empresas para a região. Mas nem todas possuem uma
relação de intercâmbio com o Aeroporto de Confins.
É o caso de um grupo de 12 empresas do setor de papel, que está
investindo R$ 45 milhões na construção de fábricas
no distrito industrial de Gao, em Lagoa Santa. |
Pampulha
mantém 7 vôos interestaduais |
As
principais empresas de aviação do país confirmaram
ontem em Belo Horizonte que manterão sete operações
de pousos e decolagens no Aeroporto da Pampulha, independentemente da transferência
de vôos, a partir do dia 13 de março, para o Aeroporto Internacional
Tancredo Neves (Confins). Permanecem na Pampulha os vôos para São
Paulo (partida às 7h55 e chegada às 20h15, pela TAM, e partida
às 6h55, pela Varig), Brasília (partida às 9h25 e chegada
às 19h10, pela Gol) e Rio de Janeiro (partida às 8h29, pela
Varig). A Varig também disponibilizará um vôo do Galeão
para a Pampulha, com saída às 7 horas. As empresas informaram
que irão cobrar a tarifa normal. A manutenção desses vôos na Pampulha, que foi solicitada pelo prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), está prevista para até 30 de novembro. As empresas admitem a possibilidade de o acordo ser prorrogado, desde que haja consenso entre as partes envolvidas. A intenção do prefeito de BH é manter os vôos na Pampulha pelo prazo de um ano e meio a dois anos, até que as obras de melhoramento das vias de acesso para Confins estejam concluídas. De acordo com o secretário de estadual de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, o projeto de duplicação da MG-10 deverá estar concluído até março. A licitação da obra está prevista para abril. Com as mudanças, que têm como metas desafogar a Pampulha e dar novo fôlego a Confins, que opera atualmente com menos de 10% de sua capacidade total, de 5 milhões de passageiros/ano, permanecerão no aeroporto central da cidade apenas os vôos regionais. Do total de 130 operações diárias efetuadas na Pampulha, uma média de 100 será transferida para o aeroporto internacional. As outras 30 ficarão por conta dessas operações regionais, que utilizam aeronaves turboélice com capacidade para até 50 passageiros. As medidas foram anunciadas ontem em um encontro, na PBH, que contou com a presença de Pimentel, Brumer e representantes da Infraero, DAC e empresas aéreas. De acordo com o superintendente de Comunicação Social da Infraero, Nunzio Briguglio, a empresa acredita que, com a transferência de vôos, Confins passe a movimentar cerca de 3,4 milhões de pessoas em 2005. Segundo ele, se a reação for confirmada, o Aeroporto de Confins poderá até passar por um processo de expansão em 2006. Segundo o diretor de Planejamento e Estatística da Gol, Maurício Emboaba, o pouso em Confins representa cinco minutos a mais de vôo em relação às descidas na Pampulha. O gasto extra por conta desses minutos é de US$ 400 por vôo. Ele informou também que as empresas terão um gasto a mais com a permanência de uma equipe para atender as duas operações diárias no Aeroporto da Pampulha. fonte: Jornal Hoje em Dia - edição de 04/02/2005 |