LINHA VERDE
Obras fecham pista da MG-010
Os motoristas que passam pela MG-010, entre Belo Horizonte e o aeroporto de Confins, na região metropolitana, devem redobrar o cuidado e a paciência.

Obras fecham pista da MG-010

Até 15 de junho, a empreiteira responsável pelas obras da Linha Verde – via expressa que ligará a capital ao terminal – fará interdições, entre os kms 23 e 26, para o recapeamento da pista. A partir de segunda-feira, pelo menos uma das quatro faixas da rodovia ficará fechada, o que deve aumentar os congestionamentos e os riscos de acidentes.

Desde a última quinta-feira, máquinas já fazem a fresagem em alguns pontos da estrada, o que obriga operários a bloquearem o tráfego. Ontem, durante todo o dia, o fluxo de veículos foi alternado nos dois sentidos, próximo ao km 26, o que causou retenções de até 500 metros. Para evitar atrasos no embarque, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), responsável pela Linha Verde, recomenda que os passageiros saiam de casa mais cedo. O limite de velocidade foi reduzido para 60km/h, com aumento no número de patrulheiros, para evitar a imprudência e os acidentes.

O engenheiro responsável pelas intervenções na MG-010, Cláudio Lima Nascimento, explica que a recuperação é definitiva. A partir do dia 15 de junho, o recapeamento será feito em outros trechos. A expectativa é de que, até setembro, toda a pista antiga da rodovia seja renovada. Os trabalhos na área em duplicação vão seguir paralelamente. “Até o fim do mês que vem, nove dos 22 quilômetros, mais próximos ao aeroporto, vão ser abertos ao tráfego”, promete.

A Linha Verde é um complexo de obras viárias, com 34,5 quilômetros, que ligará o Centro de BH ao aeroporto, passando pelas avenidas Andradas e Cristiano Machado. O maior trecho é a MG-010, que terá 22 quilômetros duplicados, ganhando viadutos, passarelas, passagens inferiores e ciclovia. A previsão do governo do estado é de que a estrada seja entregue em setembro e todo o empreendimento, em dezembro.

Apesar dos benefícios, ontem, os motoristas reclamavam – e muito – dos transtornos. O representante comercial José Anísio Bello Santos, de 64 anos, que levava um amigo a Confins, quase perdeu o horário do vôo. “Levei uma hora e meia entre o Prado (Oeste da capital) e o aeroporto. Foram mais de 20 minutos preso no engarrafamento. A obra é importante, mas está faltando organização no trânsito”, cobrou.


Veja o que já foi editado sobre a MG 10

fonte: Jornal Estado de Minas - 27/05/2006
Fábio Fabrini

www.lagoasanta.com.br