Serra
Verde vira autódromo
Com uma dívida de
R$ 2 milhões, hipódromo na MG-10 é arrendado para investidores que vão
construir moderno complexo com a primeira pista de corrida internacional
de Minas
|
|
Juarez Rodrigues |
|
Imagens de abandono no Hipódromo Serra Verde darão
lugar a um moderno cenário, com arquibancadas para 30
mil pessoas, pistas de corrida, arena para shows, hotéis
e bares |
|
As corridas de cavalos realizadas
no Hipódromo Serra Verde, às margens da MG-10, entre Belo
Horizonte e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins),
que tiveram seus tempos áureos na década de 70, agora darão
lugar a outros tipos de campeonatos que também envolvem
velocidade. Com investimentos de R$ 50 milhões, a área de 800
mil metros se transformará em um moderno complexo de diversão e
entretenimento, que terá como principal atração o automobilismo.
Será transformado no Serra Verde Racing Park, que abrigará o
primeiro autódromo internacional de Minas Gerais e deve ser
concluído até abril de 2007.
O negócio pretende dar fim à
decadência do Hipódromo Serra Verde, que pertence ao Jockey Club
de Minas Gerais e, nos últimos dez anos, acumulou uma dívida de
R$ 2 milhões. “O Jockey entrou em situação pré-falimentar. Não
tínhamos receita. Tivemos de encontrar uma solução. Pensamos na
venda. Mas, para não perdermos o patrimônio, nas margens da nova
Linha Verde, optamos pelo arrendamento”, explica o presidente do
Conselho Deliberativo do Jockey Club de Minas Gerais, Sebastião
Newton Sobreira.
O terreno foi arrendado para a Falgo S/A Empreendimentos e
Participações pelo prazo de 20 anos com prorrogação prevista por
mais 20. A Falgo assumiu e vai quitar os débitos do Jockey,
compostos, principalmente, por dívidas trabalhistas e fiscais.
Depois do acerto das contas, os ganhos mensais com o
arrendamento devem ser destinados para construção de uma sede
social do Jockey Club. “Corridas de cavalos aqui não devemos ter
mais. O que deveremos fazer serão as apostas virtuais em páreos
de outros hipódromos”, informa Sobreira.
Segundo a diretora de Negócios da Falgo, Bárbara Lara, o
primeiro passo para revitalizar o Serra Verde já foi dado. Com
R$ 1,2 milhão, a pista de motocross foi revitalizada e em 3 e 4
de dezembro vai receber seu primeiro campeonato, o “2 Rodas BH
Festival”. A segunda etapa, com investimentos de R$ 4,5 milhões,
vai se concentrar nas obras de uma pista para competições de
quilômetro de arrancada, com 930 metros.
O restante do investimento previsto, recursos da Falgo e de um
grupo de Belo Horizonte e São Paulo, será destinado à construção
do autódromo internacional, com opção de pista oval, além de um
novo traçado, de 3.530 metros, para competições mistas. O Serra
Verde Racing Park terá arquibancadas com 30 mil lugares fixos,
estacionamento com 4 mil vagas, arena para shows e rodeios com
capacidade para 25 mil pessoas, além de hotéis, bares,
restaurantes e de um pequeno shopping center.
O projeto, feito para atender as necessidades de infra-estrutura
de grandes eventos nacionais e internacionais, é dos arquitetos
Humberto Anastasia e Bárbara Giamallo. Segundo Bárbara Lara, a
expectativa é de que o negócio gere cerca de 310 empregos
diretos. “Mas os eventos são enormes. Apenas a Champ Car tem um
estafe de 2 mil pessoas”, observa. Ela garante que o autódromo
conta com o apoio das Confederações Brasileiras de Automobilismo
(CBA) e da Confederação Brasileira de Motociclismo. “Temos o
compromisso para BH entrar no circuito internacional de eventos
automobilísticos. Champ Car e Stock Car são alguns deles. É
irreversível. Tudo estará pronto no primeiro trimestre de 2007”,
afirma. Negociações para o patrocínio do espaço também estão
sendo feitas com grandes montadoras de automóveis.
Graziela Reis
fonte: Jornal Estado de Minas 23/novembro de 2005 |
|
www.lagoasanta.com.br a revista virtual da cidade |
|