GUIA DE PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO
Cuidar dos pés por alguns minutos, todos os dias, pode evitar uma série de futuros problemas.
Como são causados os problemas do pé diabético?
O diabetes (excesso de açúcar no sangue) pode provocar danos graves nos nervos dos pés, levando a perda de sensibilidade (pés ficam dormentes). Portando, você pode não perceber um sapato apertado, um objeto quente ou uma dor após o corte inadequado das unhas, resultando em problemas sérios como as úlceras (feridas nos pés). Outro problema é falta de circulação (isquemia), que aumenta o risco de infecções e dificulta a cicatrização (cura) de feridas.

Exame dos pés
Inspecione diariamente os pés, inclusive a área entre os dedos. Procure rachaduras, bolhas, inchaços, feridas entre os dedos, inflamações ou qualquer mudança de cor. Se observar qualquer uma destas alterações , consulte o seu médico imediatamente.

Mantenha os pés limpos e secos
É importante lavar regularmente os pés usando água morna e sabão neutro. Use toalha macia para secar os pés, não esqueça de enxugar entre os dedos.
Unha dos pés e calosidades
Corte as unhas em linha reta e lixe delicadamente. Não use agentes químicos para remover calos. Não tente cortá-lo e não use remédios sem orientação médica.
Calçados
Calçados inadequados são um dos principais causadores de ulcerações. Examine seus sapatos sempre antes de calçá-los. Prefira sempre meias de algodão e evite meias com costuras. Não use os sapatos sem meias.
Com estes cuidados, você estará minimizando os riscos de infecções nos pés de paciente diabetes, que sem estes cuidados, muitas vezes precisam ser submetidos a cirurgias mutilantes, as amputações.


Dr. Gilberto Francisco Brandão - "Escreve para esta página"
Ortopedia pediátrico da Santa Casa de Lagoa Santa
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica - 12/2006

Veja o que já foi publicado:
- Crianças em risco
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade