O lado interno do Iate que ninguém vê - descaso com patrimônio publico
com baixo investimento para reforma básicas, a estrutura esta em bom estado.
Neste estado atual de abandono externo, sem segurança, iluminação externa sem manutenção, o local volta ser ponto de drogas, armadilha para assalto aos pedestres, pondo em risco parte da comunidade que tem como opção de fazer a caminhada ao anoitecer.
Sempre a justificativa da prefeitura pela ausência de vigias noturnos, é falta de banheiro,
Não é convincente, pois alugam banheiro químico, ou em 15 dias ativam os mais de 10 box de banheiros desativados nos vestiários internos.
Existe também uma disputa interna entre diretorias: qual será a gestora do Iate Clube?


A Seleção Brasileira de Canoagem vai utilizar a parte externa do Iate, para treinamento de 5 atletas , preparando para Olimpíadas de 2016.
Deveríamos fazer uma limpeza nos cômodos fechados (veja fotos acima no álbum) para não serem surpreendidos com insetos, ratos e mesmo escorpião. Local escuro e úmido é um habite natural.


Com a proximidade da copa do Mundo, o prédio foi repintado, cobrindo as pinchações

Vista aérea do clube no formato de uma nave, na decada de 1980.

A Prefeitura devolve à população a paisagem que retirou no início da década de 1990 com a infeliz ideia de enclausurar o espaço do Iate Clube, localizado na margem da lagoa no cruzamento da Av. Getúlio Vargas com Carlos Orleans (Av. Ipiranga).
O clube havia sido cercado com mourões de concreto e tela de arame, descaracterizando a mureta original; foram também demolidas muitas paredes internas, retiradas as pastilhas azuis que revestiam a laje da portaria e deixado no abandono por mais de 20 anos.
- O terreno foi tomado pelo crescimento desordenado do mato, predominando o capim brachiara e taboa, devido às sementes misturadas na areia, retirada das margens do Rio das Velhas, que serviu de base no assentamento do passeio de piso articulado em concreto tipo Pavi-S.
- Em pouco tempo toda a cerca e área interna estava coberta pelo mato alto e a nossa vista da lagoa desapareceu.
- Com o aterro das drenagens naturais de águas pluviais vindas do alto do Joa e N. S. de Lourdes que descarregavam no canal da rua Conde Dolabela, o abandonado clube em todo período de chuva era inundado por enxurradas barrentas que, ao sedimentar, entupiam as piscinas, campos de vôlei e toda a área interna.
- Por muitos anos o local serviu de abrigo para mendigos, ponto de venda e consumo de drogas e de sanitário a céu aberto.
- Devemos lembrar que, por várias vezes, políticos e parte da sociedade se manifestaram a favor da demolição do prédio.
- A reportagem especial muito bem elaborada pela revista IMPACTTO n°6, mostra a importância histórica do Iate Clube de Lagoa Santa, com sua linda arquitetura, que acolhia seus sócios e familiares para se divertir na piscina, quadras de areia, trampolim de madeira com mais de 100m de extensão, rampas para lanchas e barcos, salas de jogos e um bom restaurante.
- Cabe parabenizar a Secretaria de Meio Ambiente e de Obras pelo trabalho de restaurar, na forma original, o nosso Iate Clube de Lagoa Santa.

Incoerência:
- Ambientalistas e simpatizantes lutaram e conseguiram interromper na justiça a construção de um hotel com fundo para a margem da lagoa, que fica a 100 metros de outro hotel com mais de 100 aptos - administrado pela rede RAMADA - alegando que a vista e paisagem da lagoa também é um patrimônio público e está incorporada no tombamento da lagoa central.
- É de se estranhar que ambientalistas denunciaram ao MP a limpeza do Iate e conseguitam embargar a continuidade da capina e poda das árvores, que, estas sim, agrediam a nossa paisagem.

Volta a paisagem da lagoa defronte ao Iate Clube após mais de 20 anos tomada pelo mato e deteriorada pela má conservação.
   

Vejam as materias já para a página:
Iate Clube, localizado na av. G. Vargas com Av. Cel. Carlos O. Guimarães - no abandonado),
Em nossa cidade o difícil não é construir e sim preservar.

-Comenta-se a demolição do prédio do Iate Clube.
Quer comentar? Clique, preencha o formulário e envie sua opinião ou por
e-mail: lagoasanta@lagoasanta.com.br
www.lagoasanta.com.br - revista vistual da cidade