Danielle Mitterrand, ex-primeira-dama, viúva do estadista francês François Mitterrand (morto em 1996) francesa passou 05 dias em Lagoa Santa
Como esta coluna noticiou com exclusividade, madame Danielle Mitterrand veio a Minas participar do 4º Festival Lixo e Cidadania, onde fez a palestra de abertura, e também para a inauguração da Unidade Industrial de Reciclagem dos Catadores de Papel da Asmare, da qual é madrinha. E gosta tanto, que já saiu do País cantando em português o hino dos catadores.
Ela chegou aqui doente e quem a atendeu foi Marcos Andrade, que logo resolveu o problema.
Mesmo assim, ela foi passar uns dias em Lagoa Santa, para que pudesse se recuperar, antes de iniciar uma verdadeira maratona de compromissos. Em Belo Horizonte, ela visitou o governador Aécio Neves, sendo condecorada por ele com a Medalha da Inconfidência, visitando também o “Valores de Minas” – projeto do Servas, como já foi noticiado por este jornal. A parte não oficial da visita ficou de fora da mídia. Como sua ida ao Pátio Savassi, onde aproveitou para tomar um sorvete. Quem é que, passando, podia acreditar estar ali a ex-primeira-dama da França, que por sinal sempre teve vida própria, e por isso pode se dar a esses pequenos prazeres?

Madame Mitterrand adorou Lagoa Santa. Ficou hospedada na casa de Lygia Rache, projetada por Álvaro Hardy, que ela elogiou muito. Passou lá cinco dias, acompanhada sempre por Bárbara Guimarães, sua fiel escudeira em terras brasileiras, e mais Aldinha Rache (anfitrionando), Nancy Continentino e seus seguranças pessoais.

Adorou o descanso e a informalidade da estada. Nancy e Aldinha comandavam a cozinha, onde madame Miterrand escolheu para fazer suas refeições todos os dias . Prato preferido: canja de galinha. Sentindo-se chez elle, como fez questão de enfatizar. Tão em casa, que deixou de lado os sapatos. Pé no chão e robe de chambre, passava parte da noite em roda de papo sem complicações nem protocolos. Aldinha aproveitou o sábado para fazer uma feijoada, para a qual convidou alguns amigos.

Depois da temporada em Lagoa Santa, e sempre acompanhada por Bárbara, madame Miterrand foi a Santa Cruz de la Sierra e depois a Buenos Aires. Dia 21, retornou a Belo Horizonte, para participar da cerimônia de diplomação da reserva da biosfera da Serra do Espinhaço, pela Unesco, na qual teve enorme participação.

-colaboração: Evandro
fonte:Anna aos domingos
Jornal Estado de Minas 02/outubro/2005

www.lagoasanta.com.br - a revista virtual da cidade