Obra
viária que liga o centro de BH ao aeroporto de Confins será
inaugurada este mês de dezembro/08 Enfim, a linha VERDE |
|
![]() Agora, o objetivo é que ele seja feito em 40 minutos. E esse mesmo crescimento também ameaça a validade dos ganhos da obra. Na opinião de especialistas, em até cinco anos, a via voltará a apresentar congestionamentos devido ao aumento no número de carros. Monteze admitiu que a estrutura da via expressa ficará comprometida por conta da avenida Cristiano Machado, onde muitos semáforos foram mantidos para atender a comunidade do entorno. Essa característica da avenida acabou prejudicando o objetivo inicial de todo o complexo ser expresso, o que só foi possível garantir na MG-10. "Em momento de pico, não existe condição de garantir que o trânsito vai fluir do centro até o aeroporto devido à Cristiano Machado", disse Monteze. Apesar disso, é unânime a opinião de condutores e moradores da região em creditar à Linha Verde melhores condições de tráfego. Esse é o caso do motorista de ônibus José Brasilino, 54, que passa diariamente pelo trecho. "Com certeza está mais fácil e menos estressante dirigir por aqui." Essas pessoas tiveram que conviver com transtornos da obra, que está sendo entregue com atraso de dois anos e meio. Para evitar que o crescimento da capital ameace os efeitos positivos da obra, as intervenções não devem parar. O governo já tem projeto para a ampliação do Bulevar Arrudas e estuda levar o metrô até a nova sede do Executivo estadual, às margens da MG-10. Para o prefeito Fernando Pimentel (PT), a Linha Verde é uma obra fundamental para Belo Horizonte. "Ela representa um grande avanço por melhorar a qualidade de vida dos moradores do seu entorno, além de proporcionar o desenvolvimento do vetor norte da cidade", afirmou. A partir de hoje, O TEMPO publica uma série de reportagens que aborda os impactos do complexo viário - a maior intervenção feita em Belo Horizonte nos últimos tempos - na vida dos moradores da capital e na economia da cidade. Para tanto, foram ouvidos poder público, especialistas e o maior interessado: o cidadão comum. fonte: Jornal O Tempo - 07/12/2008 |
|
LINHA
VERDE - MG 10 - EM FASE FINAL![]() |
|
![]() “Estamos
entregando parte substantiva da obra da Linha Verde. A obra permitirá
um escoamento melhor do tráfego em toda essa região, em especial na
região próxima à Lagoa Santa e a vários outros municípios que também
serão beneficiados. Essa obra é o mais importante vetor de desenvolvimento
econômico de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte e vem acompanhada
de outros investimentos de municípios vizinhos”, afirmou o governador,
em entrevista.
Arquitetura arrojada A MG-010 está com 98% de suas obras finalizadas - 22 quilômetros de um total de 24 quilômetros liberados ao tráfego -, com investimento de R$ 130 milhões. Os dois viadutos estão localizados na altura do Km 30 da rodovia e foram construídos para melhorar o acesso ao município de Lagoa Santa para quem trafega no sentido Aeroporto/Belo Horizonte e para quem trafega no sentido Lagoa Santa/Belo Horizonte. Um dos viadutos tem forma arrojada, em semicírculo, e vão livre de 65 metros. As duas obras receberam investimento de R$ 8,19 milhões e consumiram quase 4 mil metros cúbicos de concreto e 770 toneladas de aço. Em todo o percurso da MG-010, foram implantados sete viadutos, 11 passarelas de pedestres e 3 passagens de pedestres em viadutos. A iluminação da rodovia já está com os postes instalados em trecho de 18 quilômetros. O projeto de paisagismo da MG-010, já autorizado pelo Governo de Minas, está em fase de licitação. Salto de desenvolvimento
“A Linha Verde é indutora do crescimento econômico, da geração de renda e empregos em toda a Região Metropolitana. Ela vem acompanhada de inúmeros outros investimentos na área da segurança pública, na área de educação, na área da saúde. Belo Horizonte se prepara para um grande salto, para criar a infra-estrutura necessária à atração de novos investimentos e mais empregos. Minas tem a expectativa e se planeja para isso, para vir a ser o estado brasileiro que na próxima década mais vai crescer e mais empregos vai gerar”, afirmou. Metrô e aeroporto O governador afirmou que os investimentos do Estado na Linha Verde consolidam a capital mineira como destino de novos investimentos. Segundo ele, é necessário que o governo federal também atenda outras demandas da RMBH na área de transporte, como a conclusão do metrô da capital e a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. ”Essa obra consolida a nossa capital como o destino extremamente propício a importantes novos investimentos. É preciso, por parte do governo federal, investimentos no metrô de Belo Horizonte, na ampliação da pista e do terminal de passageiros do Aeroporto Tancredo Neves em Confins, na mesma velocidade com que estão vindo os investimentos do Estado”, afirmou. Tráfego liberado Aécio Neves liberou o tráfego de veículo nos dois viadutos, acompanhado do secretário de Transporte e Obras Públicas, Fuad Noman, do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Élcio Monteze, e de representantes do consórcio Cowan/Barbosa Melo, responsável pela obra. Ele foi recebido por crianças de escolas de Lagoa Santa, lideranças comunitárias e empresários que comemoraram a finalização da obra. Ao lado das autoridades e de populares, Aécio Neves percorreu a pé o viaduto de retorno a Lagoa Santa. Com a inauguração do complexo viário do trevo de Lagoa Santa, o Governo do Estado conclui a quinta grande obra da Linha Verde. No início de março, foram inaugurados o Boulevard Arrudas, a Praça Rui Barbosa e liberada a primeira pista do viaduto da Cristiano Machado sobre a rua Jacuí e a avenida Silviano Brandão. A segunda pista foi aberta em abril, concluindo a primeira das seis intervenções previstas para a avenida. No final de maio, foi entregue à população
inédito complexo viário em três níveis construído no cruzamento entre
as avenidas Cristiano Machado e José Cândido da Silveira. O complexo
viário é formado por dois viadutos e uma trincheira. |
|
28 de junho de 2007 | |
LINHA
VERDE - MG 10 - EM FASE FINAL![]() |
|
![]() O desvio faz parte das intervenções necessárias para execução da Linha Verde – via expressa que ligará o Centro da capital ao aeroporto. No fim de semana, a interdição das pistas centrais da MG-010 obrigou os motoristas que retornavam para BH a andar 2,5 quilômetros a mais e entrar no Distrito Industrial de Lagoa Santa. “Esse incômodo durou apenas um dia, para asfaltarmos uma parte da via que corre embaixo do viaduto em construção”, informa o engenheiro Antônio Brito, um dos responsáveis pelas obras no trecho. A pavimentação das pistas centrais deve durar, pelo menos, mais uma semana. Segundo o engenheiro, em 15 dias deve ser liberado o escoramento do viaduto e, até o fim do mês, o tráfego será normalizado nas vias centrais. Os dois viadutos estão concretados e as rampas de acesso, em execução. |
|
|
|
![]() Vamos percorrer o trecho de Lagoa Santa até Venda Nova visualisando as fotos tiradas recentemente. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Veja o que já foi publicado sobre a MG 10 | |
www.lagoasanta.com.br
- revista virtual da cidade |