SAÚDE INFORMA
ANO 1 Nº 1 - BOLETIM INFORMATIVO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE LAGOA SANTA - SETEMBRO DE 1999

Página 1 Páginas Página 2 Página 3 Página 4 Relação das edições disponíveis Relação das
edições disponíveis

EDITORIAL FIQUE POR DENTRO
A nossa primeira edição, que inaugura uma periodicidade bimestral, é uma vitrine e, como todas elas, abre se à freqüentação, à visibilidade e à crítica.

Traremos à luz as mudanças que já vêm sendo operadas em Lagoa Santa no que tange a SAÚDE do município e ainda muito mais. Enfim, esta publicação tem objetivos ambiciosos.

O Boletim informativo da Secretaria de Saúde de Lagoa Santa quer ser testemunha de um projeto de mudança de modelo assistencial.
Mais que isso. O Saúde Informa quer abrir um espaço para o diálogo e a informação, sempre buscando contribuir para a formação e a consolidação de um novo modelo de promoção da saúde.
A Vigilância Sanitária está visitando, casa a casa, recolhendo amostras de sangue dos cachorros. Essa medida faz parte do trabalho de controle e diagnóstico da leishmeniose visceral americana ou calazar, que está sendo feito em todo o município.

Cerca de 60% dos cães portadores de leishmaniose visceral americana ou calazar não apresentam nenhum sintoma da doença. Mesmo parecendo sadios eles passam a doença para outros cães e para as pessoas através do mosquito flebotomíneo conhecido por mosquito palha.

O Programa de Saúde da Família (PSF) é formado por oito equipes que atendem 90% da população do nosso município. Além de oferecer consultas domiciliares, ambulatoriais, exames clínicos, também realiza trabalhos educativos junto à comunidade. Grupos de orientação sobre diabéticos, hipertensão e terceira idade são alguns dos exemplos do tipo de atuação que a Secretária de Saúde procura desempenhar em Lagoa Santa. A prevenção e a informação são as palavras chaves da nossa política.

Quem ainda não conhece o trabalho dos grupos de orientação à diabetes, à hipertensão e à terceira idade pode procurar o posto de saúde mais próximo de seu bairro e pedir informação a nossa equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Se você não é diabético, não tem pressão alta e não está na terceira idade, mas conhece alguém, um parente ou amigo que ficaria feliz de participar desses grupos, conte essa novidade para ele e contribua para a melhoria da qualidade de vida de nossa população.

Confira na próxima página, os endereços das unidades de saúde.