A Secretaria de Transportes inverte o sentido do tráfego de veículos na rua Barão do Rio Branco, via de acesso principal entre as pças Dr. Lund e Mal. Floriano
A mudança já era esperada, devido a existência de duas correntes de opiniões, como já aconteceu anteriormente na rua José Salomão Filho, acesso à Prefeitura.
Na primeira tentativa, prevaleceu o bom senso, buscando dar maior rapidez ao escoamento do tráfego para quem chega na cidade, descendo a rua Ac. Nilo Figueiredo, e ao comércio inslado à direita de quem desce em direção à Pça Dr. Lund.
Com o novo sentido, os moradores da parte baixa da cidade (Várzea e região) terão acesso mais rápido até a Prefeitura, Banco do Brasil, Fórum, Secretarias, Rodoviária, Câmara Municipal e o comércio em geral, e também mais uma boa opção para a saída de Belo Horizonte. Ganham também os grandes comerciantes instados no lado esquerdo da rua B. do Rio Branco, pois passam a receber o fluxo de veículos vindos do Campinho e da Serra do Cipó.
O novo traçado dá a sensação de uma mão inglesa. O novo fluxo pede mais atenção dos pedestre, pois o movimento de veículos deve aumentar em 20% no local.
A aplicação correta da engenharia de trânsito em projetos consistentes é importante para evitar transtornos para a comunidade, sendo que as pesquisas de opiniões devem ser apenas um parâmetro para elaboração dos projetos.
28/01/2008
Leia a matéria abaixo, mostrando os efeitos da mudança e as reclamações publicadas por esta página em 2007.

AS FOTOS ILUSTRAM O TRÂNSITO DE VEÍCULOS NA JOSÉ SALOMÃO FILHO e RUA DO BRANT.

A partir do dia 20 de junho de 2005, a Secretaria de Transportes implantou o sentido único na rua José Salomão Filho na direção da Av. João Daher para a Praça Mal. Floriano Peixoto, tendo em vista que tal rua possui só 7m de largura, mas um alto número de veículos circulando. Os comerciantes do local, como o proprietário da Auto Peças e o Construcel, além do morador Pedro Moreira Aires, reclamaram que não foram ouvidos para ser feita a mudança, tendo a mesma provocado a queda no movimento das lojas porque o sentido único implantado deveria ser inverso.
- Aparentemente, eles tem razão, já que no sentido praça - João Daher, transitam mais veículos, vindos do centro e de outras regiões da cidade. Já no sentido único atual, João Daher - praça, o benefício é somente daqueles que usam a Avenida para passagem e acesso ao centro e a outras regiões da cidade.
- A travessia na praça Mal. f. Peixoto e o acesso à rua Ac. Nilo Figueiredo pelos carros vindos da Rua José Salomao Filho ficou mais difícil pelos seguintes motivos:
1- O abrigo do ponto de parada de ônibus dificulta a visibilidade e causa insegurança no acesso a praça pelos veículos vindos da rua José Salomão.
2- A praça Mal. Floriano Peixoto tem um movimento médio de 12 veículos por minuto, no sentido centro - BH; esta interrupção do fluxo de carros causa congestionamentos que, muitas vezes, chegam próximo ao posto de gasolina ALE.
2- O estacionamento da padaria Florença tambem dificulta a manobra dos carros estacionados e causa transtorno aos veículos que entram na praça. (fotos)
3- A maioria dos veículos estacionados próximo à prefeitura são dos próprios funcionários; tais vagas deveriam ser ocupadas em rodízio de carros, já que muitas pessoas diariamente procuram a Prefeitura para resolverem assuntos de seus interesses.

Foram feitas duas outra alterações de sentido: Rua do Brant, sentido João Daher - Ac. Nilo Figueiredo e rua Aquiles de Lisboa sentido Posto Rubão - Delegacia de Polícia. Tais alterações para sentido único não sofreram críticas.
A Rua Ac. Nilo Figueiredo, com seu intenso movimento de veículos e pedestres, está para Lagoa Santa, assim como a Av. Antônio Carlos está para BH. (Fotos).




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Esta é a primeira etapa do plano de reestruturação que a Secretaria de Transportes vai implantar na cidade. Outros pontos críticos sofrerão alterações visando a segurança dos motoristas, pedestres, motoqueiros, bicicletas, carroças, etc.
26 junho, 2005
Errata: Atravez de e-mail recebido em 27/06/2005 as 16:48, os comerciantes da Rua José Salomão Filho informaram que foram consultados pela Prefeitura, porem não concordam com o sentido de direcao, pois o mesmo esta causando queda nas VENDAS.
28/06/2005
A Secretaria Municipal de Transportes de Lagoa Santa, desde o final mandato anterior, tem demonstrado serviço para melhorar a segurança dos pedestres e dos mais de 10mil veículos que circulam diariamente pelas ruas e avenidas da cidade.
No final de 2004, foi instalado o primeiro sinal luminoso na Ac. Nilo Figueiredo (Boca do Rancho), além de alterações no sentido de circulação dos veículos.
Na Av. João Daher (centro) foi implantado vários quebra-molas e houve melhoramento da entrada e saída de veículos no Bairro Bela Vista.

A forma de atendimento ao público adotada pelo Pelo executivo causou um aumento considerável no movimento de pessoal no prédio da Prefeitura, que refletiu diretamente no trânsito de veículos nas ruas adjacentes, principalmente na Rua José Salomão Filho, no trecho entre a pça. Mal Floriano Peixoto e a Av. João Daher, local que apresenta um vigoroso comércio de auto peças, materiais de construção, bares, servicos, alem do Cartório de 2° Oficio de Notas (Ernany).
veja o que já foi publicado
- Impressa local:TRÂNSITO NO CENTRO OPERA COM NOVA SINALIZAÇÃO
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