A prefeitura amplia o espaço externo do Ginasio Poliesportivo e cria um novo local para eventos.

É importante que as autoridades, organizadores e a sociedade entendam que a Festa Country e a Festa de Agosto motivam boa parte da população local e de outras cidades, estados e até países, fazendo parte do calendário de eventos com tradição centenária.
Todos nós, gostando ou não, somos responsáveis pelo sucesso ou não dos eventos.
VALE LEMBRAR QUE,
CRÍTICAS NUNCA SÃO DEMAIS, E, COMO JÁ DIZIA WILLIAM BLAKE,
"QUANDO SE CALA A IMPRENSA É O POVO QUE SE CALA"
COMENTÁRIO TÉCNICO DOS LOCAIS PARA EVENTOS:
Com o desastroso final da Festa Country, promovida anualmente pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, a Prefeitura não deve medir esforços quanto à segurança e o conforto do público, já que é responsável pela locação e organização das 200 barracas moduladas de artesanatos e alimentação, além do palco para shows, que serão montados no pátio do Ginásio Poliesportivo (margem do canal fazenda Febem), para a Festa de Agosto.
Fatores principais de segurança para eventos públicos: Existem elementos que exigem cuidados e precauções especiais para a realização de eventos:
- Para locais cobertos, deve-se obter um controle mais rigoroso, devido ao risco de incêndio.
As áreas de escape em ambientes fechados exigem um projeto de engenharia mais apurado, com a finalidade de proporcionar a fuga do público se houver tumulto.
- Tais fatores eram praticamente nulos no Parque de Exposição onde seria realizada a Festa Country, já que no local havia pouco material inflamável, considerando-se o grande espaço do evento (200.000m2 de área útil). O ambiente é totalmente a céu aberto (ao ar livre), tendo muitas áreas de escape e um imenso terreno que tem limitações com áreas ainda não urbanizadas.
- Quanto ao Poliesportivo, apresenta características similares ao Parque de Exposições, porém possui dois fatores complicadores: primeiro é o fato de serem 200 barracas aninhadas, com mercadorias inflamáveis, além do uso de lâmpadas incandescentes, com potência acima de 300wats, que desprende muito calor. Devido a estes fatores bom seria que o projeto de segurança apresentado ao Corpo de Bombeiros previsse uma unidade móvel de plantão no local.
O terreno faz divisa com a margem do canal do sangradouro da lagoa central, motivo pelo qual, por precaução, seria aconselhável a montagem de um guarda-corpo na margem do córrego, evitando-se que crianças e até mesmo adultos descuidados caíssem dentro do seu leito.

As estatísticas mostram ainda que a população e o público presente nestas festas são alvo frequentes de bandidos, atraídos pela enorme quantidade de veículos e pessoas a serem roubados. Além disto, a manutenção do sistema de higiene é sempre precário, sem limpeza constante das cabines sanitárias. As ruas também deveriam ser varridas e lavadas diariamente, nos horários de menor movimentação, com um maior controle da Vigilância Sanitária principalmente na qualidade dos alimentos vendidos nos restaurantes e barracas.
No mais, desejamos que o povo aprove o novo local, que poderá, a partir de então tornar-se mais um espaço público para várias atividades.

Veja o programa da festa
Esta amostra de imagens das barracas de rua do ano 2005, já faz parte do arquivo e história da festa de agosto.
Foram enviadas várias cartas ao Poder Público, estimulando as mudanças na Festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde - Isto fez com que a Prefeitura encontrasse um local para abrigar confortavelmente as 200 barracas de artesanato e alimentos, além de um espaço maior para a circulação do público.
Nova organização da Festa de Agosto
Neste ano de 2006, há um novo projeto para acomodação das barracas de rua na área externa do Ginásio Poliesportivo.
A Prefeitura está executando a obra de infra-estrutura.
Projeto da distribuição das barracas, palcos e circulação de pessoas.
Veja o andamento das obras para acomodação das 200 barracas para a Festa de Agosto, com a ampliação do pátio externo do Poliesportivo em mais 9mil metros quadrados.
Vista da área ampliada, que ocupa parte de um terreno pertencente o Estado (antiga Fazenda da Febem) Vista da margem do córrego assoreado.
 
Execução do serviço de drenagem e nivelamento do terreno. Vista geral da área ampliada.
Após a conclusão das obras externas, o local pode ser explorado para eventos diversos, assim a cidade ganha mais um espaço que no futuro pode tornar uma grande praça de esporte com característica de uma pequena vila olímpica.
   
Entenda a organização da Festa de Agosto, até o ano de 2005

dia 06, 1° dia da novena -Entenda a organização da Festa de agosto
-Noite na barraca dia: 06 - 13, 15 - procissão
www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade