Eleições Municipais 2004

TRE mantém cassação de prefeito de Lagoa Santa - descisão do julgamento em 03/08/2006
A Corte Eleitoral decidiu, nesta quinta-feira, dia 3, por unanimidade, manter a cassação do prefeito eleito de Lagoa Santa, Antônio Carlos Fagundes, do PTB, e de seu vice, Ricardo Oliveira Horta (PMN). Eleitos em 2004, eles estão afastados do cargo desde o último dia 13 de março porque tiveram seus diplomas cassados por decisão do juiz da 157ª Zona Eleitoral de Lagoa Santa, José Geraldo Miranda de Andrade. Desde então, por determinação do juiz, a cidade vem sendo administrada pelos segundos colocados, Rogério César de Matos Avelar (prefeito - PPS) e o vice, Leônidos Araújo Vieira (PDT).

A Corte negou provimento ao recurso contra a decisão do juiz eleitoral, que havia julgado procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo proposta pela Coligação do Futuro (PPS/PDT/PC do B), pelo PPS e por Osmar Fernandes Calonge contra os candidatos, por abuso de poder econômico, através do uso indevido dos meios de comunicação, e por captação de sufrágio vedada em lei. No processo, consta que os candidatos ofereceram bens em troca de votos (jogos de camisas de futebol) e ainda realizaram propaganda eleitoral ilícita em jornal e emissora de rádio (FM).

No dia 23 de março, a Corte Eleitoral já havia decidido pela cassação do prefeito de Lagoa Santa, Antônio Carlos Fagundes, e de seu vice, ao julgar um recurso contra a expedição de diploma proposto pelo Ministério Público Eleitoral. Em julgamento de outro recurso, manteve a decisão do juiz da 157ª ZE, que decretou a inelegibilidade dos dois candidatos nos três anos subseqüentes à eleição.

Antônio Carlos Fagundes e Ricardo Horta foram eleitos com 6.896 votos. Rogério César Avelar (PPS) e Leônidas Vieira obtiveram 6.039 votos. Lagoa Santa tinha, à época da votação de 2004, 29.889 eleitores e 110 seções eleitorais.



BELO HORIZONTE - A Corte Eleitoral de Minas Gerais decidiu, nesta quinta-feira, manter a cassação do prefeito eleito de Lagoa Santa, Antônio Carlos Fagundes, do PTB, e de seu vice, Ricardo Oliveira Horta (PMN).

Os dois foram afastados no dia 13 de março por abuso de poder econômico. O processo movido contra os políticos relata que os candidatos ofereceram bens em troca de votos e fizeram propaganda eleitoral ilícita em jornal e em rádio.

No dia 23 de março, a Corte Eleitoral já havia decidido pela cassação do prefeito e do vice, ao julgar um recurso contra a expedição de diploma proposto pelo Ministério Público Eleitoral.

A corte também que decretou a inelegibilidade dos dois candidatos nos três anos subseqüentes à eleição. A cidade está sob a administração dos segundos colocados nas eleições de 2004, Rogério César de Matos Avelar (prefeito - PPS) e o vice, Leônidos Araújo Vieira (PDT).



fonte:
Noticias Online _TRE MG
Jornal O Tempo omline 04/08/06
arquivo da www.lagoasanta.com.br
Leia o que ja foi publicado sobre esta materia
Outros fatos políticos:
Paulo Careca (Paulo Cesar Gomes dos Santos), já conhecido na comunidade por fazer denuncias a outros políticos, volta a incomodar o poder executivo de Lagoa Santa.
Resumo das eleições municipais de 2004
movimento do dia 03 - Prefeitos de Lagoa Santa - Comicios - Carreatas - resultado: Prefeito - Vereadores - partidos e coligações: unidos para o povo - coligação para o futuro - PSDB/PTN
pp/psb - PSL/PHS - PMDB/PT do B - PT/PL
- Diplomação - Resumo das eleições de 2000/2002/2004

 
01 de Janeiro de 2005, Prefeito Antonio C. Fagundes, vice Ricardo Horta, e os 09 vereadores são empossados.
 
O local da cerimonia de posse foi o Ginasio Poliesportivo, construido e entregue no final do seu primeiro mandato em 1996.
 
Clique na imagem para ampliar
 
Solenidades
- Missa,
Foi celebrada pelo Padre Miranda pároco da matriz N. S. da Saúde e Padre Mário, Pároco da Igreja de São Sebastião (Várzea).
Padre Mario falou sobre as dificuldades, o empenho, união e dedicação que os candidatos tiveram durante a campanha, sendo recompensados pela vitória. Mesmo assim o prefeito eleito Antonio. C. Fagundes teve que enfrentar aqueles que não aceitaram sua vitória, mas Deus sabe que a escolha foi do povo que o elegeu.
Após a missa, o publico presente assistiu a apresentação do Coral " CANTO E ENCANTOS DE LAGOA SANTA" na regencia da maestrina Lara.

diplomação

diplomação
diplomação
diplomação
diplomação diplomação diplomação diplomação
 
-Escolha da Mesa Diretora da Camara Municipal.
Formou-se a mesa provisória da Câmara, sendo presidente, o vereador mais votado Carlos Murta Filho, secretario, vereador eleito Dr. Fernando e a vereadora eleita Rosa (Rosa da Fazendinha).
Em seguida o Presidente provisório anunciou a apresentação das chapas para a escolha da mesa diretora da Câmara Municipal, do ano de 2005.
- Chapa 03, Presidente: Carlos Murta Filho - Vice: Joãozinho do Aeronautas, primeiro secretario Dr. Fernando e segundo secretario Mauro da Lapinha.
- Chapa 05, Presidente: Carlinhos - Vice: Pedro de Loro, primeiro secretario Robertinho e segundo secretario dona Bárbara do Aeronautas.
Por 05 votos a 04 a Chapa 03, saiu vitoriosa. O Vereador eleito Carlinhos contestou a formação antecipada da chapa vitoriosa, pedindo explicações ao advogado da Câmara Dr. Célio, em resposta, nada de irregular foi encontrada na composição da chapa.

diplomação
diplomação
diplomação
diplomação
diplomação
diplomação diplomação
Mesa 2005
Presidente: Carlos M. filho
Vice Presidente: Joãozinho
1° Secretario: Dr. Fernando
2° Secretario: Mauro da Lapinha
 
Posse do Prefeito Antonio C. Fagundes e Vice Ricardo Horta,
O presidente da Camara, cumprindo os regimentos empossou o Prefeito eleito Antonio. C. Fagundes e vice Ricardo Horta, que assinaram o livro e logo após, emocionados, dirigiram palavras às autoridades, publico presente e toda a comunidade.
Antonio C. Fagundes:
Iniciou seu discurso relembrando o que foi feito no seu mandato de 01/01/1993 a 31/12/1996, onde as prefeituras foram as mais penalizadas nos primeiros anos do plano Real, sabe das dificuldades dos funcionários públicos, sendo que atualmente uma minoria ganha muito e os outros com baixo salários.
-Lembrou que o primeiro avanço para o desenvolvimento da cidade será a partir de Março, quando os vôos do aeroporto da Pampulha serão transferidos para Confins.
Agradeceu ao deputado estadual e amigo Fábio Avelar, filho de Lagoa Santa, no seu 2° mandato, que é o relator da Comissão Especial dos Aeroportos.trazendo uma esperança para o aumento de vôos no Aeroporto de Confins.
-Será formado o Condomínio Industrial do Papel, implantado pelo governo federal, deve gerar 1.200 empregos. A mão de obra especializada será treinada pelo SENAI que futuramente terá uma escola na nossa cidade.
-Lembrou que o PSF (Posto de Saúde Família) foi implantado no seu 1º governo. Trará o SAMU (Serviço Médico de Urgência).
- Relembrou que aprendeu muito quando trabalhou com o Dr. Lindouro, homem que entregou sua alma a esta cidade.
Promete implantar a Delegacia da Mulher e fazer o Aterro Sanitário, pois é insustentável ficar jogando lixo no lixão próximo as margens do Rio das Velhas.
- Não poupou elogios a Maria da Saude, que trabalhou com ele no primeiro mandato e será a nova secretária de educação.
Emocionado, chorou ao agradecer 'a sua família e foi abraçado pela mãe, Dona Nicota.
Terminou com a frase “A voz do povo é a voz de Deus".

- Ricardo Horta:
Agradeço a Deus por mais esta missão, agradeço ao meu companheiro prefeito Fagundes pela lealdade e oportunidade de nos unir para juntos fazermos o melhor governo que esta cidade já viu.
É para mim muita emoção estar aqui hoje, aguentei muitas humilhações, inclusive de ordem familiar como todos sabem, mas a sabedoria Divina deu-me paciência para esperar e agora voltar para poder realizar tudo aquilo que Lagoa Santa pediu e não me deixaram fazer.
É preciso termos consciência de quem cria pobreza são os governos incompetentes, que a violência é fruto da corrupção alastrada por todos os lados, que nosso povo precisa muito mais do que um simples asfalto.
Meu caro Prefeito Antonio C. Fagundes, eu acreditei em você e você em mim e o povo acreditou em nós, portanto assumimos aqui o compromisso de devolver ao povo tudo que recebemos de apoio, desde a nossa campanha até hoje.

diplomação diplomação diplomação diplomação
diplomação diplomação diplomação diplomação
diplomação
diplomação diplomação
No atual momento politico a vitória está mais próxima dos políticos com perfil de humildade, simplicidade e união.
Quem respeita seus adversários só acumula vitórias.
www.lagoasanta.com.br - mostrando os melhores eventos da cidade.
02 - Janeiro - 2005