Aeroporto de Confins tem aumento de 122,8% no lucro operacional
O Aeroporto Internacional de Confins - Tancredo Neves, em Minas Gerais, tem apresentado resultados positivos. No primeiro semestre deste ano, o aeroporto registrou aumento de 122,8% no lucro operacional, em comparação ao mesmo período de 2007. O desempenho superou o recorde apresentado no período de janeiro a maio de 2008, que foi de 115,7%. Com esse resultado, Tancredo Neves ocupa o 6º lugar entre os aeroportos de maior lucro operacional da rede Infraero.
fonte: Mercado & Eventos - 21/07/2008
Confins ganha sete rotas para o Nordeste e o Sul - Mais oportunidade de emprego para a região
Quem está planejando curtir o feriado prolongado de 12 de outubro no Nordeste já poderá contar com vôos diretos. O remanejamento dos vôos de Congonhas (SP) para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) começará no dia 1º de outubro. De acordo com o superintendente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) em Confins, Mário Jorge Fernandes de Oliveira, pelo menos cinco vôos para a região estão confirmados, além de um para Porto Alegre e outro para São Paulo.
"Esses números podem aumentar, pois só a TAM e a OceanAir apresentaram estudos de malha à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O prazo para essa apresentação termina hoje e a Gol, a BRA e a Varig ainda podem apresentar propostas", afirma Oliveira. Dos sete pedidos confirmados, um é da OceanAir, que solicitou mais um vôo para Congonhas (SP), e os outros seis são da TAM, sendo um para Porto Alegre e os outros para Recife (PE), Salvador (BA), Ilhéus (BA), Porto Seguro (BA) e Fortaleza (CE). Com o acréscimo, a quantidade de vôos para o Nordeste subirá de 11 para 16. "Há chances de aumentar ainda mais, se as demais companhias apresentarem propostas", lembra o superintendente da Infraero.

Confins já opera vôos para Salvador e Porto Seguro. Ilhéus, Fortaleza e Recife serão novidades. No caso de Porto Alegre, o consumidor ganhará tempo. "O vôo que Confins oferece hoje tem conexão em São Paulo. O novo só terá escala em Campinas", explica Oliveira. Os novos vôos trarão um aumento de fluxo de 1.400 passageiros/ dia. Ontem, técnicos da Infraero se reuniram para analisar propostas de melhorias, como a ampliação de 33 para 60 guichês de atendimento e a expansão do estacionamento.
fonte: Jornal O Tempo - on line - 20/09/07

O que aconteceu no aeroporto de Congonhas, NO DIA 17 DE JULHO DE 2007, com a queda do avião da Tam, poderia ter sido no aeroporto da Pampulha.
Veja fotos do acidente
Comentarios: TRAGÉDIA ANUNCIADA:CORAGEM! FALTA CORAGEM DOS GOVERNANTES DE SP
ADMITIREM QUE CONGONHAS NÃO SUPORTA O ATUAL TRÁFEGO AÉREO, CORAGEM ESSA QUE O
GOV. DE MINAS, AECIO NEVES, TEVE AO TRANSFERIR OS VÔOS DO AER. DA PAMPULHA P/
CONFINS, ENFRENTANDO ÀQUELES QUE ERAM CONTRA (PREF. FERNANDO PIMENTEL, E PARTE DA ELITE DOS EMPRESARIOS DE BH).
PAMPULHA TAMBEM ESTAVA COM UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA, SÓ QUE AÉCIO, NÃO ESPEROU POR TRAGÉDIAS PARA AGIR DEPOIS!
Colaboradora do site: Ana Cristina Lopes Faria Aires Corrêa
Email: aclfac@yahoo.com.br
cidade: Lagoa Santa - MG
Pampulha poderia ser outro Congonhas

Se não fosse a transferência dos vôos para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves em 2005, o aeroporto da Pampulha poderia estar na mesma situação de Congonhas (SP). De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Leandro Castro Pinheiro, a decisão aconteceu num momento acertado, em que Pampulha já não suportava mais o volume de passageiros, que chegava a 3 milhões por ano, o dobro da capacidade.

“Sem a estrutura necessária para comportar tantos vôos por dia, Pampulha poderia ter sido palco de um acidente como esse que aconteceu em Congonhas”, afirma Pinheiro. A transferência aconteceu exatamente na virada do dia 12 para 13 de março de 2005. Na época, gerou polêmica entre os usuários, que preferiam a proximidade de Pampulha a Confins, a 38 km do centro de Belo Horizonte. Confins, que há dois anos recebia cerca de dez vôos por dia, hoje recebe em média 160.

Agora, aproximadamente 4 milhões de passageiros passam por lá ao ano. Antes, essa demanda era para Pampulha, que tem uma capacidade de 1,5 milhão. Pinheiro lembra que, na ocasião, a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) pretendia investir R$ 140 milhões na ampliação de Pampulha. No entanto, explica ele, isso não adiantaria, assim como não adiantará ampliar Congonhas. “Ambos estão em áreas totalmente tomadas por residências e prédios, o que já aumenta a insegurança. Assim como foi feito em Pampulha, o que deveria ser feito em São Paulo é a redução do volume de vôos em Congonhas”, sugere Pinheiro.

Após o acidente com o avião da TAM, o governo anunciou a construção de um novo aeroporto na capital paulista, mas ainda não falou em valores ou local. Na opinião de Pinheiro, essa não é a melhor solução. “São Paulo já concentra um número muito grande de vôos, seria melhor descentralizar e investir na melhoria de outros aeroportos ao invés de construir um novo lá”, comenta. (QA)

Capítulos da novela Confins x Pampulha
01-Empresas pedem transferência de vôos
02 - Aeroporto de confins, agoniza
03 - Desinteresse dos políticos
04 - A TAM confirmou o pedido de transferência dos vôos de Confins.
05 - Dificuldade de acesso é a principal reclamação
06 - Deputado Fábio Avelar, filho de L. Santa,é o relator da comissão especial dos aeroportos, Confins/Pampulha.
07 - A Infraero prevê para o início de 2004 a implantação do Aeroporto Industrial em Confins.
08 - Vereador Dr. Ricardo, em seu pronunciamento, preocupado com a provável construção da estrada ligando Confins à Lapinha.
09 - Aeroporto de Confins deve receber 12 vôos da Pampulha.
10 - Serviço precário desafia Confins
11 -American Airlines abandona Confins.
12 - Transferência de vôos para Confins em Dezembro de 2004 irrita empresário
13 - Troca de vôos para Confins só em março de 2004
14- Câmara Municipal de LS convida a comunidade para participar da reunião ordinária, 26/10, às 16:30h, sobre a utilização do Aeroporto Confins.
15 - SINA - Sindicato Nacional dos Aeroportuários - Parceiro para a transferência.
16 - Deputado Fabio Avelar, envia oficio ao governador lamentando a transferencia.
17 - Os argumentos de que Confins fica distante não têm qualquer validade.
18- O futuro do Aeroporto de Confins está em nossas mãos - resumo reunião de 25/10/04
19 - Confira a reunião na Assembleia Legislativa do dia 09/nov/04
20 - Carta de Lagoa Santa é encaminhada ao governador
21- A transferencia dos Voos da Pampulha para Confins ganha apoio do Senador Eduardo Azeredo
22 - A Associação do Circuito das Grutas pede a transferência de vôos
23 - Transferencia de vôos para confins irrita empresários
24 - Inconformada, parte da sociedade belorizontina lamenta a transferência dos vôos para confins.
25 - Confins, meta é chegar a 5 milhões de passageiros em 2008.
26 - O sonho de milhares de moradores e profissionais da Região Norte da Grande-BH está próximo de se tornar realidade.
27 - O Prefeito Antônio Carlos Fagundes, o Deputado Estadual Fábio Avelar e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Dôco estiveram na sede da GOL
28 - Mensagem do Deputado Etadual Fábio Avelar - final Feliz
29 - Fábrica do Grupo Fiat no terminal de Confins.
30 - "Corujões" abrem nova fase de Confins
31 - Na ultima semana de operação de todos os vôos na Pampulha, uma tempestade fecha o aeroporto,
32 - Departamento de Aviação Civil (DAC) anunciou a publicação da Portaria 189/DGAC, que regulamenta os vôos e a transferência.
33 - Horários dos voos regulares de passageiros
34 - Aeroporto tornar-se principal portal aéreo de Minas
35 - Final feliz - Merecida Comemoração
36 - Licitação para a instalação das primeiras empresas no Aeroporto de Confins.
37 - Licitações para áreas comerciais A. de Confins são abertas.
38 - Confins terá fábrica de eletroeletrônicos.
39 - Projeto milionário - Lagoa Santa terá polo produtor de chips.
40 - A Receita Federal vai autorizar o aeroporto de Confins a operar como industrial.
41 - Primeiro ano da transferência dos vôos para o Aeroporto de Confins faz a economia local decolar.
42 - Vaga para estágio na área de Eng. Eletrônica na INFRAERO do A.Confins
43 - Hangar de manutenção da Gol em Confins está praticamente pronto; transferência de vôos para o aeroporto já gerou 570 empregos
44- Pampulha está tirando vôos de Confins.
45- Confins pode ampliar a pista
46 - Estado abre licitação para aerop. industrial -Confins
47 - Minas vence batalha do aeroporto da Pampulha. Linhas aérias Azul, “Será muito bem vinda desde que voe a partir de Confins"
 
obras: MG 10 - Linha Verde - a cidade mais favorecida pelo progresso trazido pela reativação do Aeroporto de Confins e a Linha Verde (MG10).
LINHA VERDE - MG 10 - EM FASE FINAL

Leia mais um capítulo..........
 


Trânsito livre para aeroportos
Convênio de R$ 300 milhões será assinado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel para obras viárias nos acessos a Confins e Pampulha, visando maior conforto de usuários

fonte: Jornal Estado de Minas, 18/03/2004

Eduardo Hybner
Jair Amaral
Pista livre - Antiga reivindicação, a duplicação da MG-10, entre Belo Horizonte e Vespasiano, irá proporcionar mais rapidez e segurança para passageiro chegar ao Aeroporto de Confins


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel assinam hoje à tarde, no Palácio da Liberdade, um convênio de R$ 300 milhões para financiar obras viárias nos acessos aos aeroportos Belo Horizonte (Pampulha) e Tancredo Neves (Confins).

Os recursos serão investidos na duplicação de aproximadamente 16 quilômetros da rodovia MG-010, entre BH e Vespasiano, e no sistema de tráfego das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos. De acordo com o convênio, o governo federal, via Infraero, vai liberar R$ 150 milhões para as intervenções – o governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vão entrar com R$ 75 milhões cada.

O presidente da Infraero, Carlos Wilson, vai participar da solenidade e deve explicar detalhes da parceria, que tem o objetivo de reativar o Aeroporto de Confins, que, no ano passado, recebeu apenas 365 mil passageiros, enquanto 2,9 milhões passaram pelo da Pampulha – um movimento oito vezes maior.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Infraero, a duplicação da rodovia MG-010 vai corrigir um dos grandes problemas do Aeroporto Tancredo Neves – o acesso rodoviário precário – e, assim, o terminal vai reunir condições para atrair mais vôos domésticos, que hoje se concentram na Pampulha. A iniciativa tem o objetivo de fazer com que o Aeroporto da Pampulha fique apenas com os vôos de ponte-aérea para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Atração

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, George Ermakoss, diz que as obras de melhoria do acesso ao Aeroporto de Confins são fundamentais para que o terminal volte a atrair os passageiros.

“As empresas preferem operar em Confins. Mas para isso, o aeroporto tem que ser mais acessível, em um sistema de via expressa, já que o terminal é distante do Centro de Belo Horizonte. Hoje, a ligação rodoviária é precária”, completa. A iniciativa também tem o apoio do diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Leandro Castro Pinheiro.

Segundo ele, o objetivo do Aeroporto da Pampulha, determinado na Portaria 1322/2001 do Departamento de Aviação Civil (DAC), é fazer a ligação entre os terminais de Santos Dumont, no Rio e Congonhas, em São Paulo. “A iniciativa é boa, pois vai desafogar o Aeroporto da Pampulha e acabar com o estresse que existe ali. O terminal deve servir como ponte-aérea e os outros vôos domésticos devem ser remanejados para Confins”, afirma.


CONTRASTES      
Salão do Aeroporto da Pampulha
Salão do Aeroporto da Pampulha
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