Infraero estuda ampliar pista de Confins

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) já se prepara para receber parte dos vôos de Congonhas que serão redistribuídos pelo Brasil. A superintendência da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) em Minas Gerais já enviou a Brasília um projeto para ampliar emergencialmente de 33 para 43 guichês de atendimento. Tudo para recepcionar com mais conforto o volume extra de passageiros. Por enquanto serão mais dez postos de chek-in, mas a intenção é ampliar para até 60.

“Temos várias opções, ou construímos ao lado do check-in da TAM, ou podemos diminuir o espaço entre os postos das companhias, que hoje estão muito distantes uns dos outros”, afirma o superintendente interino da Infraero em Confins, Nilson Lorentz Leal. O projeto já existia, a Infraero está apenas antecipando para preparar o aeroporto para a descentralização de Congonhas. Além da expansão dos guichês, a expansão da pista e do saguão e a construção de um novo estacionamento estão nos planos da Infraero para Confins.

Segundo Leal, a pista de 3.000 metros deve ser ampliada para 3.660 metros. O projeto ainda está em fase de estudo. Com essa ampliação, explica ele, Confins poderá receber qualquer aeronave de vôos internacionais ou de carga. Também já está nas mãos das instâncias superiores da Infraero em Brasília um projeto para aumentar o saguão, transferindo a via por onde passam os veículos que vão deixar e buscar passageiros para fora do aeroporto, onde funciona atualmente o estacionamento.

“Temos outro projeto de construir um edifício garagem com três andares”, explica Leal. Para este ano, a estimativa é de que 4,3 milhões de passageiros passem pelo terminal. Depois da redistribuição dos vôos de Congonhas, Confins poderá receber até 8 milhões de passageiros ao ano.

Na avaliação do diretor de comunicação do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Leandro de Castro Pinheiro, esses vôos só podem ser transferidos após as obras e depois da realização de um estudo sobre os impactos ambientais e até mesmo sociais. “Trazer mais 4 milhões de passageiros é muita coisa, se as obras não forem feitas antes a transferência será feita na base da gambiarra”, alerta.(QA)

Publicado em: 29/07/2007 - O tempo on line

Pampulha poderia ser outro Congonhas

Se não fosse a transferência dos vôos para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves em 2005, o aeroporto da Pampulha poderia estar na mesma situação de Congonhas (SP). De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Leandro Castro Pinheiro, a decisão aconteceu num momento acertado, em que Pampulha já não suportava mais o volume de passageiros, que chegava a 3 milhões por ano, o dobro da capacidade.

“Sem a estrutura necessária para comportar tantos vôos por dia, Pampulha poderia ter sido palco de um acidente como esse que aconteceu em Congonhas”, afirma Pinheiro. A transferência aconteceu exatamente na virada do dia 12 para 13 de março de 2005. Na época, gerou polêmica entre os usuários, que preferiam a proximidade de Pampulha a Confins, a 38 km do centro de Belo Horizonte. Confins, que há dois anos recebia cerca de dez vôos por dia, hoje recebe em média 160.

Agora, aproximadamente 4 milhões de passageiros passam por lá ao ano. Antes, essa demanda era para Pampulha, que tem uma capacidade de 1,5 milhão. Pinheiro lembra que, na ocasião, a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) pretendia investir R$ 140 milhões na ampliação de Pampulha. No entanto, explica ele, isso não adiantaria, assim como não adiantará ampliar Congonhas. “Ambos estão em áreas totalmente tomadas por residências e prédios, o que já aumenta a insegurança. Assim como foi feito em Pampulha, o que deveria ser feito em São Paulo é a redução do volume de vôos em Congonhas”, sugere Pinheiro.

Após o acidente com o avião da TAM, o governo anunciou a construção de um novo aeroporto na capital paulista, mas ainda não falou em valores ou local. Na opinião de Pinheiro, essa não é a melhor solução. “São Paulo já concentra um número muito grande de vôos, seria melhor descentralizar e investir na melhoria de outros aeroportos ao invés de construir um novo lá”, comenta. (QA)


Capítulos da novela Confins x Pampulha
01-Empresas pedem transferência de vôos
02 - Aeroporto de confins, agoniza
03 - Desinteresse dos políticos
04 - A TAM confirmou o pedido de transferência dos vôos de Confins.
05 - Dificuldade de acesso é a principal reclamação
06 - Deputado Fábio Avelar, filho de L. Santa,é o relator da comissão especial dos aeroportos, Confins/Pampulha.
07 - A Infraero prevê para o início de 2004 a implantação do Aeroporto Industrial em Confins.
08 - Vereador Dr. Ricardo, em seu pronunciamento, preocupado com a provável construção da estrada ligando Confins à Lapinha.
09 - Aeroporto de Confins deve receber 12 vôos da Pampulha.
10 - Serviço precário desafia Confins
11 -American Airlines abandona Confins.
12 - Transferência de vôos para Confins em Dezembro de 2004 irrita empresário
13 - Troca de vôos para Confins só em março de 2004
14- Câmara Municipal de LS convida a comunidade para participar da reunião ordinária, 26/10, às 16:30h, sobre a utilização do Aeroporto Confins.
15 - SINA - Sindicato Nacional dos Aeroportuários - Parceiro para a transferência.
16 - Deputado Fabio Avelar, envia oficio ao governador lamentando a transferencia.
17 - Os argumentos de que Confins fica distante não têm qualquer validade.
18- O futuro do Aeroporto de Confins está em nossas mãos - resumo reunião de 25/10/04
19 - Confira a reunião na Assembleia Legislativa do dia 09/nov/04
20 - Carta de Lagoa Santa é encaminhada ao governador
21- A transferencia dos Voos da Pampulha para Confins ganha apoio do Senador Eduardo Azeredo
22 - A Associação do Circuito das Grutas pede a transferência de vôos
23 - Transferencia de vôos para confins irrita empresários
24 - Inconformada, parte da sociedade belorizontina lamenta a transferência dos vôos para confins.
25 - Confins, meta é chegar a 5 milhões de passageiros em 2008.
26 - O sonho de milhares de moradores e profissionais da Região Norte da Grande-BH está próximo de se tornar realidade.
27 - O Prefeito Antônio Carlos Fagundes, o Deputado Estadual Fábio Avelar e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Dôco estiveram na sede da GOL
28 - Mensagem do Deputado Etadual Fábio Avelar - final Feliz
29 - Fábrica do Grupo Fiat no terminal de Confins.
30 - "Corujões" abrem nova fase de Confins
31 - Na ultima semana de operação de todos os vôos na Pampulha, uma tempestade fecha o aeroporto,
32 - Departamento de Aviação Civil (DAC) anunciou a publicação da Portaria 189/DGAC, que regulamenta os vôos e a transferência.
33 - Horários dos voos regulares de passageiros
34 - Aeroporto tornar-se principal portal aéreo de Minas
35 - Final feliz - Merecida Comemoração
36 - Licitação para a instalação das primeiras empresas no Aeroporto de Confins.
37 - Licitações para áreas comerciais A. de Confins são abertas.
38 - Confins terá fábrica de eletroeletrônicos.
39 - Projeto milionário - Lagoa Santa terá polo produtor de chips.
40 - A Receita Federal vai autorizar o aeroporto de Confins a operar como industrial.
41 - Primeiro ano da transferência dos vôos para o Aeroporto de Confins faz a economia local decolar.
42 - Vaga para estágio na área de Eng. Eletrônica na INFRAERO do A.Confins
43 - Hangar de manutenção da Gol em Confins está praticamente pronto; transferência de vôos para o aeroporto já gerou 570 empregos
44- Pampulha está tirando vôos de Confins.
O que aconteceu no aeroporto de Congonhas, NO DIA 17 DE JULHO DE 2007, com a queda do avião da Tam, poderia ter sido no aeroporto da Pampulha.
Veja fotos do acidente
obras: MG 10 - Linha Verde - a cidade mais favorecida pelo progresso trazido pela reativação do Aeroporto de Confins e a Linha Verde (MG10).
LINHA VERDE - MG 10 - EM FASE FINAL
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