Há coisas que não podem ser evitadas...

Missa de setimo dia será no sabado (17 de novembro) as 19horas
Faleceu na manhã deste domingo (4 de novembro de 2012), na cidade de Lagoa Santa (MG), o Padre João Barros Filho, o Padre João com 81 anos de idade.

No período que Padre Meirelles foi responsável pela paróquia de Nossa Senhora da Saúde, foi pároco auxiliar, mesmo após a transferência do Padre Meirelles, padre João permaneceu em lagoa Santa por mais 24 anos.
Desde 2003, Padre João tinha uma vida bastante limitada em razão de um AVC sofrido em janeiro daquele ano.
Cercado de muito carinho pelo povo de Lagoa Santa, que o viu celebrar suas últimas missas, Padre João desejou passar os últimos dias de sua vida naquela cidade, onde ocorreu o seu sepultamento às 18 horas do mesmo domingo, com a participação de autoridades e um grande número de populares.
Vocacionado para a vida religiosa.
Padre João cursou filosofia no Seminário Guaxupé-MG, indo depois para Roma – Itália, onde cursou teologia na Universidade Gregoriana. Em 19 de dezembro de 1965, ordenou-se sacerdote em Roma.
Em 7 de setembro de 1966, Padre João celebrou em Antônio Dias, sua cidade natal, sua 1ª missa.
Poliglota, com domínio do latim, italiano, francês, inglês e espanhol, Padre João realizou viagens culturais para a Itália, onde permaneceu por 4 anos para estudos e para a Espanha, onde esteve a estudar por 2 anos, Estados Unidos, um ano. Na Inglaterra, França, Suíça, Portugal, Líbano, Israel, Jordânia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia e Bolívia, também esteve a estudar, porém em períodos mais curtos.
Por 10 anos, exerceu o ministério sacerdotal nas paróquias São Sebastião e Santo Antônio, em Coronel Fabriciano.
Na região do Vale do Aço, Padre João foi pároco das cidades de Braúnas, Dionísio, São José do Goiabal, Marliéria e Jaguaraçu. No Canadá, Padre João deu assistência às comunidades portuguesas, brasileiras e as de língua espanhola.
Em 1975, Padre João foi professor de inglês no ICBEU de Coronel Fabriciano. Na mesma cidade, foi professor do extinto Colégio Imaculada, de 1973 a 1981.
No mesmo período, lecionou Filosofia e Sociologia da Educação no Colégio Angélica.
Com consciência do valor da política, não apenas enquanto instrumento necessário de organização da vida social, mas, sobretudo, enquanto expressão de opções e a valores que definem os destinos do povo e a concepção da pessoa humana, Padre João passou a militar na política partidária, ingressando no PDT, em 1987.
Padre João tinha o hábito de dizer que foi sua dedicação à verdade que o levou ao campo político.
E dizia sem nenhuma hesitação que nada entendem de religião os que dizem que religião não tem nada ver com a política.
Primeiro suplente de deputado federal, Padre João obteve nas eleições de 1998 a expressiva votação de 27.833 votos em todo o Estado de Minas.
Candidatou tambem nas eleições de 2006 a deputado estadual.
em 2004 foi candidato a vereador em lagoa Santa, teve 441 votos, nestas duas campanhas não conseguiu eleger.
fontes:
arquivo da www.lagoasanta.com.br
Diario do Aço




Quer manifestar seus sentimentos da perca de "Padre João"?
Clique aqui e preencha o formulário
ou envie email: lagoasanta@lagoasanta.com.br  
   

Quer manifestar seus sentimentos da perca de "Padre João"?
Clique aqui e preencha o formulário
ou envie email: lagoasanta@lagoasanta.com.br  
Nome: nilton rangel
Email: niltinrangel@hotmail.com
endereço: rua professor telmo torres ed. luciana ap103 cod. mar azul ll praia da costa
cidade: vila velha - Espirito Santo
Comentarios: Talves alguns de voces tanha conhecido bem esse cidadão chamado Padre Jão de Barros.Olha pessoal, eu conheci esse cidadão de perto e ao vivo.Provávelmente até a comida que ele gosta de comer.Fui a muito tempo seu motorista particular na cidade de Cel. Fabriciano, para suas duras e árduas peligrinaçôes para celebrar missas em todos essas paraquias já citadas.Voçes sabiam que ele dormia depois do almoço para fazer sua bela "siesta",e que deitava do lado esquerdo de seu coração?Ele me ensinou que toda igreja tem um livro do TOMBO:onde tudo de bom e ruim que as pessoas da cidade fizeram em beneficio da igreja ficam registrado?Esse cabra foi e sempre será aqui e no céu um homem de caráter e bom.Eu tenho toda a história deste padre honesto e devotado gravada comigo, compilada e registradas em fotos e em depoimentos.Que DEUS proteja meu nobre e grande amigo JOÃOZINHO.Filho do SR.Jão Elioterio e Dona Rosa.Até breve

Nome: Michel Angelo - 15/11/2012 - Email: michel_rocha28@hotmail.com
endereço: Rua Antonio Lisboa 132
cidade: Lagoa Santa
Comentarios: Padre João amava Lagoa Santa, durante todo este tempo ele reconheceu seus verdadeiros amigos nesta cidade.
Foi na paróquia Nossa Senhora da Saúde, onde ele construiu este círculo de amizade pois todos os paroquianos admirava seu caráter como homem pessoa e como padre nunca ouvi ninguém dizer mal da pessoa do padre João.
Nunca ele recusou participar das celebrações da paróquia seja: Semana santa, corpus Cristhi Festa do Divino Espírito Santo Novena da padroeira entre tantas outras. Ele foi auxiliar do padre Meirelles mesmo depois da chegada do padre Joaquim Santana vindo de Santa Luzia ele continuou na paróquia.
Este sim foi um grande sacerdote DESCANSE EM PAZ PADRE JOÃO
Nome: Renato Barros Mauriz - Email: Renatomauriz51@hotmail.com.br
endereço: Rua 04 casa 30-sta monica
cidade: Vila Velha -ES
Comentarios: A familia BARROS,atraves de minha pessoa vem agradecer a todos as pessoas dessa acolhedora cidade, pelo acolhimento e o carinho prestado ao nosso querido PADRE JOAO todos esses anos do qual voces conviveram com ele, na saude e na enfermidade. Sabemos que aqueles que caminharam junto com padre Joazinho como era tambem chamado,sentirao a sua falta, mas o que nos conforta e que ele amava essa cidade e os amigos, que nao eram poucos.Por isso externamos os nossos mais sinceros agradecimentos, sabendo aonde ele estiver estara olhando por esse povo acolhedor.abracos FAMILIA BARROS
Nome: marcio luiz fonseca(marcio da caixa) - 09/11/2012 - Email: marciofonseca@workgym.com.br
endereço: Brumadinho MG
cidade: Brumadinho MG
Comentarios: MORRER É DE DEUS. VIVER BEM É COM OS HOMENS DE BEM. PADRE JOÃO FOI DE DEUS E GRANDE HOMEM DE BEM, UM DOS AMIGOS INESQUECÍVEIS DE MINHA FAMÍLIA.AMAMOS O SENHOR. COM CERTEZA ESTÁ AO LADO DE DEUS DIZENDO ASSIM:¨OREM POR MIM, QUE ESTAREI OLHANDO POR VOCES¨. BEIJOS E ATÉ UM DIA QUERIDO PADRE JOÃO

Matérias relacionadas:
-Carlos Murta Filho morre em acidente de trânsito.
foi eleito vereador em 2004, e presidente da Camara Municipal em 2007.

-Maria do P. Socorro primeira mulher vereadora de Lagoa Santa
-Falecimento da jovem Isabella Godinho, na trajedia de Ilha Grande, filha de Sebastião e Beatriz,
-Falecimento do Ex-Prefeito Levi Fernandes Afonso
- 06 de maio de 2007, morre aos 83 anos, Manoel Ferreira Neto (Liliu)
-Faleceu dia 04 de março de 2007, aos 89 anos Francisca Fernandes Afonso - "Chiquita de Calonge"
-06/fev/ 07, faleceu aos 79 anos, Maria P. Ferreira - "Maninha de Lilíu"

-06/01/07 centenário do nascimento de Lindouro Avelar 
homenagem da www.lagoasanta.com.br - revista virtual da cidade