"A empresa caiu do 1° para o 5° lugar no Índice do Consumidor da Aneel."
Um pára-raio nada mais é que um caminho mais eficiente para a passagem da energia elétrica entre a nuvem e a terra.

Passado o período de chuva, é hora de computar os estragos causados pela queda dos "raios" nas redes elétrica e de telefonia.
Os "raios", fenômeno físico de descarga elétrica atmosférica, aterroriza a população de Lagoa Santa com seus efeitos devastadores. O efeito mais comum é a queima de aparelhos elétricos causada passagem do "raio" pelas redes de baixa e alta tensão da Cemig.
O estrago poderia ser reduzido se a desse mais atenção à manutenção dos aterramentos e instalação de pára-raios mais eficientes, principalmente pelo fato de Lagoa Santa possuir um grande volume de árvores nas vias públicas e residências, cujos galhos embaralham-se com os fios descobertos. Referida informação foi dada pelos próprios técnicos da CEMIG, que consideram a cidade como um "caso atípico". Além disto, os fios são mal esticados, fato que é agravado pelo aquecimento nas horas de maior consumo. Uma solução mais moderna, seria o uso dos fios enrolados e encapados, tipo cordoalha. Já que Lagoa Santa é considerada um caso atípico, será que a cidade não mereceria um tratamento também atípico?
Reclamações mais comuns:

- Atendimento para poda de árvore:
Como exemplos, podemos citar o pedido Cliente Nº do Identificador: 1801861-4, feito em 16 de março de 2005, n° protocolo 584074, para poda de árvore (foto abaixo) e verificação geral da rede. Passados os 15 dias prometidos pela empresa, o serviço ainda não foi executado, só tendo aparecido técnicos no local para verificação.
As fotos mostram a presença de funcionários religando as chaves, que desarmam com frequência, indicando que a sensibilidade pode ser causada por um problema ainda desconhecido.
Foi feita uma vistoria na extenção de mais de 1 km de rede, com entrevista aos consumidores. No entanto, a presença da equipe se repete a cada queda das chaves.
- Atendimento a queima de aparelhos:
A forma de vistoria e a autorização do consertos dos aparelhos danificados ocorre após uma via sacra. Primeiro, é preciso especificar a marca do aparelho e otempo de uso. Depois, aguarda-se a média de 30 dias para receber a resposta do laudo, permitindo ou não o encaminhamento para uma oficina autorizada, o que demora mais 30 dias até o aparelho ser concertado. Porém, SE O APARELHO FOR CONSERTADO PELO CONSUMIDOR, POR CONTA PRÓPRIA, ANTES DA AURORIZAÇÃO DA , PERDE-SE O DIREITO AO REEMBOLSO!!!
Outro inconveniente é se ocorrer a perda do número do protocolo da reclamação, como aconteceu com o Cliente Nº do Identificador: 1801901-8.Tal fato complica a situação mais ainda.
Agora, como é possível o cidadão ficar tanto tempo sem telefone, televisão, computador, som, vídeo, geladeira? Temos apenas duas soluções: ou é feito um seguro em banco contra danos elétricos ou conserta-se os aparelhos por conta própria.
Por enquanto, forma mais rápida de prevenção é sair correndo em direção às tomadas, desligando todos os aparelhos, o que é bastante desagradavel, ainda mais se é preciso desligar a televisão da tomada em uma tarde de transmissão de jogo de futebol.
Atualmente, os prédios com áreas acima de 600m2, indústrias e locais públicos de grande circulação de pessoas já são obrigados a instalar o sistema de pára-raio.
Porém, o consumidor doméstico não tem o fio terra no circuito interno de sua casa e a maioria dos aparelhos vêm de fabrica com tomadas apenas com dois pinos.
- Voltagem alta.
Os engenheiros, eletricistas e os próprios técnicos da tem ciência que em muitos locais da cidade as medições das fases aproximam-se dos 140 volts. Tal valor reduz o tempo de vida dos aparelhos e lâmpadas.
É interessante ressaltar que quando o medidor (relógio) mede para mais, dificilmente é notado pela empresa, a menos que haja uma reclamação. Ao contrário, se o medidor afere para menos, o mesmo é imediatamente trocado (declaração dada no jornal da rádio Itatiaia).
Outra reclamação, já feita nesta página, é a colocação de postes de concreto fincados dentro da área da pista de rolamento e não na área reservada, em projeto, para o passeio.

Sr. Presidente da Cemig:
A empresa tem demonstrado muita agilidade para o aumento das tarifas acima da inflação e dos lucros, para o corte de energia das residências em atraso no pagamento das contas de luz e para fazer grandes negócios, além de dar uma atenção maior aos grandes consumidores.
O procedimento adotado de atendimento ao pequeno consumidor prejudica a imagem do governo e dos políticos comprometidos com o município.
Segundo informação do Secretário de Planejamento da Prefeitura de Lagoa Santa, Sr. João Avelar, a tem um ouvidor responsável pela cidade. No entanto, é lamentável que o mesmo esteja alheio às reclamações.
"Com Rede Elétrica Não se Brinca"


Temos também problemas com as descargas dos "raios" na linha de telefonia fixa, na qual os aparelhos de telefone sem fio e os modens de computador são os mais afetados pela falta de manutenção e falta de investimento da empresa n troca dos velhos cabos da rede, que apresentam infiltração causada pela umidade e emendas.
Outra fonte de entrada dos "raios" são as antenas de Televisão.

Você tem alguma reclamação contra a Cemig, Telemar e outras prestadoras de serviço? Escreva..
Informações: eng. Fábio Márcio Assumpção Callaux, eng. Demóstenes de Sales, Eletrocidade Lagoa Santa, Icone Computadores, Técnicos da Cemig e Telemar que executam reparos nas linhas, Sindieletro, Consumidores.
11 abril, 2005