A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS -UEMG ESTÁ CADA VEZ MAIS DISTANTE DE LAGOA SANTA

Por quê nossas cidades vizinhas conseguem implantar cursos universitários de primeira linha e nós não conseguimos? Esta é uma pergunta que tem muitas respostas, sendo que uma delas è a falta de Poder Político.





Em vários outdoors, espalhados nas principais vias da cidade, se vê anunciado: "FACULDADE DE MEDICINA, mais uma conquista de Vespasiano". O outdoor trás ainda uma sátira: "Vespasiano: aqui o ensino é superior". Como diz o velho ditado popular, para quem sabe ler, um pingo é letra.
Parabéns para a cidade vizinha, que, em menos de 04 anos, oferece para a região metropolitana e todo o País cursos superiores, destacando Enfermagem, Fisioterapia e o novo curso de Medicina. Vale lembrar que a cidade de Confins inaugurou um grande hospital, equipado com uma moderna tecnologia.
Lagoa Santa será beneficiada indiretamente com o fortalecimento dos cursos universitários de Vespasiano, hospedando parte dos professores, alunos, familiares e funcionários, como já vem acontecendo com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Já temos o título informal de cidade dormitório, pela proximidade das indústrias instaladas em Vespasiano, Pedro Leopoldo e Belo Horizonte, nossa principal cidade âncora.
Mais de 200 jovens de Lagoa Santa, diariamente, deslocam-se para cidades vizinhas em busca de um diploma universitário, indo, ao norte, até Sete Lagoas, e a oeste, a Divinópolis e Itaúna. Com a criação de faculdades em cidades mais próximas, como Pedro Leopoldo, Santa Luzia e Vespasiano, além de Belo Horizonte, o acesso dos jovens à universidade fica mais fácil e econômico.
Em outra notícia, dada na primeira quinzena do mês de agosto de 2003, a Rádio Itatiaia, em entrevista com o Prefeito da cidade de Ribeirão das Neves, anunciou a implantação da Universidade Estadual de Minas Gerais -UEMG -, em comum acordo com o Governador Estadual, no local onde está instalada a Penitenciária José Maria Alkimim, que será transferida para outra região.
Esta notícia finaliza todo o trabalho que a Câmara Municipal de Lagoa Santa, através de seus Vereadores, vem fazendo desde o ano de 2001, com a finalidade de instalar na fazenda da Febem uma unidade de ensino superior em parceria com a UEMG.




Como já foi dito em matéria anterior, vantagens que a cidade de Lagoa Santa oferece:
- acesso: A rodovia MG10 oferece mais segurança, pista dupla e trechos ampliados em toda sua extensão, sendo gastos 20 minutos de Venda Nova ao centro de Lagoa Santa.
- O local, fazenda da antiga Febem, contém benfeitorias feitas para abrigar, inicialmente, a Colônia de Férias dos servidores do estado da década de 50. No entanto não foi utilizado para este fim, abrigando o antigo Seminário Pio X, que foi desativado com a Revolução de 1964. O local é próximo ao centro e de fácil acesso.
- OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS da região de Lagoa Santa, descobertos pelo dinamarquês Peter Lund, resultaram na melhor coleção de esqueletos humanos antigos das Américas.
- A Arqueologia e a Antropologia brasileiras, têm como referência o HOMEM DE LAGOA SANTA e seu primo LUZIAS
- Nossa urbanização é mais ordenada e os imóveis são distribuídos em loteamentos que atendem à demanda da classe média e estudantil
- Estamos a 14 km do Aeroporto de Confins, a 24 km do Aeroporto da Pampulha, a 36 km do centro de Belo Horizonte, a 5km da cidade de Vespasiano, a 22 km de Pedro Leopoldo e a 27 km de Santa Luzia.
- Lagoa Santa oferece todas as qualificações para abrigar um centro universitário, já que o Poder Público é proprietário de grandes áreas. Ao sul da cidade, encontra-se o Parque de Material Aeronáutico -PAMA-LS e, ao nordeste, a região da Fazenda da Febem, sem falar da enorme área do Aeroporto de Confins.


Os políticos que tomaram a decisão de levar a UEMG para Ribeirão das Neves esqueceram-se de que, para se chegar à futura Universidade, é preciso passar pelo congestionado trânsito de Venda Nova, Justinópolis, além da estreita e perigosa estrada que vai até rodovia 040. Ressalte-se ainda o elevado índice de criminalidade e assaltos da região.
Seria necessário que os candidatos e deputados estaduais mais votados na nossa cidade, assim como os Vereadores, somassem forças para trazer uma verdadeira Universidade para Lagoa Santa. Abaixo, relação dos deputados que Lagoa Santa ajudou a eleger
Deputado líder do governo ALBERTO PINTO COELHO JÚNIOR com 4.339 votos,
Deputado FÁBIO LÚCIO RODRIGUES AVELAR (filho da cidade) 1.142 votos,
Deputado MARCELO JERÔNIMO GONÇALVES da cidade de Pedro Leopoldo, com 1.943 votos
Deputado JOÃO LEITE DA SILVA NETO com 688 votos
Deputado GILBERTO APARECIDO ABRAMO com 591 votos, veja a lista completa.
Não podemos negar que as verbas conseguidas para a saúde, esporte, educação e pavimento, ainda é muito pouco pelos votos conquistados em Lagoa Santa.


leia mais
20 Setembro, 2003