DER iniciou no dia 16/08 o processo de licitação para obras de duplicação da MG-010, com extensão de 22,1 quilômetros, conforme edital número 046 / 2005

Encerrado a novela Confins x Pampulha
Entra em cartaz : duplicação da MG10 - Linha Verde
duração prevista para 09 meses.
Capitulos da novela Linha Verde x Duplicação da MG10
01 - Trincheira da av portugal concluída em 2004
02 - Estudos preliminares e audiências publicas em Vespasiano e lagoa Santa
03 - Inicio de 200ml da duplicação da Av. Antonio Carlos - viaduto na Cachoeirinha
04 - MG-10 sem empresa habilitada
Obras da Linha Verde começam em 15 dias  
A construção da Linha Verde vai começar em 15 dias. A via expressa ligará o Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional de Confins. Após as licitações, o custo da obra caiu de R$ 295,6 milhões _ previstos no projeto _ para R$ 228,3 milhões. A estimativa é de que a inauguração ocorra dentro de oito meses.
As obras para construção da Linha Verde - via expressa que ligará o Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, na cidade de Confins -, devem ser iniciadas dentro de 15 dias. A possibilidade foi aberta ontem pelo procurador do Estado e do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Roney Luiz Alves da Silva, depois que a última das três licitações para a contratação de empreiteiras foi vencida pela construtora Camargo Correa. Ela será responsável pelo trecho de 12 quilômetros da Avenida Cristiano Machado. O preço final da obra completa teve redução de quase R$ 70 milhões, passando de R$ 295,6 milhões para R$ 228,3 milhões.
A Comissão de Licitação do DER ainda vai conferir se há erro aritmético, de aceitabilidade de preço, e conferir todos os cálculos antes de firmar contratos. “A estimativa de 15 dias não leva em conta impedimentos judiciais que, por ventura, possam ocorrer, como recursos que podem ser apresentados pelas empresas não contempladas", frisou o procurador. Por enquanto, nenhum desses recursos chegou ao seu conhecimento. O prazo para recurso da MG-010 se encerra hoje. As liminares judiciais que permitiram que a Mendes Júnior e a Camargo Corrêa participassem da licitação, continuarão a ser contestadas pelo departamento jurídico do DER-MG.
14/10/2005
LINHA VERDE - MG-10 - Sai empresa vencedora

Foi dado, ontem, mais um passo do processo licitatório do projeto Linha Verde, a via de acesso que ligará a região Central de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. O resultado provisório da última fase da concorrência para as obras de duplicação e restauração da MG-010, orçado em R$ 117.039.878,44, foi definido ontem, e o consórcio formado pelas construtoras Cowan S/A e Barbosa Mello S/A, foi o vencedor da proposta financeira, oferecendo R$ 92.568.740,06. Já a licitação das obras do trecho da avenida Cristiano Machado deve ser definida hoje ou até na segunda-feira, quando terminar o julgamento dos recursos administrativos da fase de habilitação do edital. Mas dois nomes que disputarão a próxima fase já estão definidos.

Os cinco consórcios e a empresa que disputaram ontem a fase final da licitação estão apoiados em mandados judiciais. Como todos os licitantes estiveram presentes à abertura dos envelopes com os preços, não haverá necessidade de publicação da lista com o seguinte resultado provisório: consórcio Cowan/ Barbosa Mello; consórcio Delta Construções S/A e Construtora Triunfo S/A; consórcio Construtora Queiroz Galvão S/A e Ral Engenharia Ltda.; consórcio CBPO Engenharia Ltda. e Santa Bárbara Engenharia e Empreendimentos S/A; Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A; consórcio Carioca Christiani - Nielsen Engenharia S/A e Servix Engenharia S/A.

Segundo a presidente da Comissão Permanente de Licitação do DER, Maria Rosa Scarpellini, o consórcio Cowan/ Barbosa Mello e a empresa Camargo Corrêa foram inabilitadas pelo DER por não apresentarem equipamentos compatíveis com a exigência do edital (tratores com potência inferior à necessária); o consórcio Queiroz Galvão/ Ral não possuía licença ambiental para funcionamento da usina de asfalto exigida; e os três consórcios restantes descumpriram a exigência de comprovação de experiência anterior em obras similares em apenas dois atestados.

AVALIAÇÃO Nos próximos cinco dias úteis, a comissão vai analisar os critérios aritméticos das propostas financeiras apresentadas pelas empresas e a adequação das ofertas às exigências do edital. De acordo com Scarpellini, a aceitação das propostas de preço considerará um dos dois critérios: 70% do valor máximo, orçado pelo DER em mais de R$ 117 milhões, ou 70% da média das seis propostas apresentadas.

O prazo de cinco dias úteis também vale para interposições de recursos no processo licitatório. “Todas as empresas participaram da fase de hoje (ontem) porque a Justiça determinou que fossem mantidas na licitação. Estamos discutindo, dentro do processo normal, a legalidade e outras formalidades”, explica o procurador-chefe do DER, Roney Torres Alves. As obras da MG-010 compreendem a duplicação de 22 quilômetros da rodovia e restauração da pista entre o viaduto sobre a avenida Pedro I e o trevo de entrada para Lagoa Santa.


fonte:Jornal Estado de Minas - 09/10/2005

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