Casarão da rua Conde Dolabela 100, tombado pela Prefeitura no dia 04 de maio de 2005 a pedido do Conselho Municipal de Cultura, foi praticamente demolido na madrugada do dia 09 de maio, mostrando a ousadia e impunidade do seu proprietário perante a sociedade e aos órgãos públicos.
MENSAGEM RECEBIDA DO Presidente do Conselho Municipal de Cultura Lagoa Santa
Nome: Alexandre Magalhães
- 12/05/05 - Email: aamoh@uol.com.br
endereço: Rua das Mangueiras, nº. 60 - Bairro Recanto do Poeta
cidade: Lagoa Santa
Comentarios: Com muito pesar e tristeza no coração, vi a demolição do casarão da Rua Conde Dolabela. Primeiramente magoado como cidadão, uma vez que deixamos escapar de nossas mãos um acervo histórico de grande importância de nosso município, provavelmente o último. Como político, mais triste ainda, pois planejávamos transformar aquele espaço em um museu histórico e cultural de Lagoa Santa.
Mas a irresponsabilidade, faltas de caráter, cultura e de obediência jurídica dos donos da edificação e, ainda, a especulação imobiliária foram mais fortes do que a HISTÓRIA, do que o bom senso, do que o amor por nosso povo e nossa cidade, como de costume. Nós do Conselho Municipal de Cultura, nos sentimos ultrajados, vilipendiados pela falta de sensibilidade e pela falta de educação da proprietária e dos responsáveis pelo casarão, que verdadeiramente mataram mais uma parte da história de nosso povo, de nossa cidade. Sinto-me totalmente desolado e pergunto, do fundo de minha alma: por que não podem os valorizar nosso passado, nossa cultura? Cultura que é o investimento maior que o ser humano pode ter.
O homem sem cultura morre dentro de sua arrogância e ignorância. O homem sem cultura não se diferencia de um ser vivo qualquer. Sem a cultura somos um bando de animais irracionais. Entristece-me e me enoja um povo que troca a cultura e a história de um lugar, por um amontoado de dinheiro maldito.
Que a justiça dos homens, se porventura existir, puna esses inescrupulosos, e que a justiça divina, que com certeza existe, coloque esses assassinos da história no inferno para que paguem esse pecado que fizeram com todos que amam Lagoa Santa. E, mais, que sirva de exemplo e lição para todos os políticos e cidadãos que acham têm o domínio e o dissermimento de mudar nossa cidade.
Como disse o mestre, devemos agir ao perceber, lutar pela nossa cultura e valorizar o que é mais sagrado para o lagoassantense: AMAR NOSSA CIDADE, TRAZER BEM COMUM E VALORIZAR A HISTÓRIA DE NOSSO POVO. Ainda não vo u entregar os pontos, apesar de sentir ter perdido uma batalha. Mas vou lutar, até quando resistir, pela cultura de nossa cidade. Que Deus nos dê força e coragem e tenha pena desses malfeitores.
leia tambem: Inicio da demolição
envie sua opinião local das filmagens do filme: "Saga do Homem de Lagoa Santa",
www.lagoasanta.com.br - informando e mostrando os principais acontecimentos na cidade