A menos de um mês de deixar o cargo, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), inicia sua despedida hoje - 04/março/2010 - com a inauguração da maior obra de seus sete anos de gestão: O Centro Administrativo do governo de Minas Gerais.
Clique e veja as imagens

Obra foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Foto: Cristiano Couto/Hoje em Dia

Com a presença do vice-presidente José Alencar e do governador de São Paulo, José Serra, acontece a solenidade de inauguração do Centro Administrativa Presidente Tancredo Neves, nova sede do Governo de Minas, localizada ás margens da MG-010, no Bairro Serra Verde, em Belo Horizonte.

Tendo como mestre de cerimônias a atriz Cristiane Torloni, o governador Aécio Neves recebe cerca de 6 mil convidados neste evento. Em função das fortes chuvas que caíram na região durante a manhã, o início da solenidade, marcado para as 11 horas, foi alterado na última hora. A solenidade acontece no vão do Edifício Tiradentes, nova sede do Governo de Minas.

O Hino Nacional foi cantado por Fafá de Belém, seguido de "Coração de Estudante" porMilton Nascimento e "Peixe Vivo", interpretado por Dona Jandira, uma cantora da região. Uma performance com os capacetes colocados durante os preparativos na praça cívica, mostrava acada um que era retirado, nomes de mineiros famosos. O governador Aécio Neves entregou um capacete a um operário que trabalhou do primeiro ao último dia da obra, simbolizando os demais.

Também na solenidade foi exibido um vídeo em homenagem ao ex-presidente Tancredo Neves, que compretaria nesta quuinta-feira 100 anos e que dá o nome à Cidade Administrativa.

Participam da inauguração o vice-presidente da República, José Alencar, o presidente doSupremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, governadores de estados, deputados federais e estaduais, além de diversas personalidades políticas e culturais de todo o país.
fonte: Jornal Hoje em Dia - 04/03/2010


Faça um tour virtual pela Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais

Sede - Centro administrativo do estado
Obras começam esta semana - 11 de dezembro de 2007
Presidente da Codemig anuncia liberação para início da construção do Centro Administrativo, que abrigará o Palácio do Governo e as 17 secretarias. Conclusão deve ser em 30 meses

As obras do Centro Administrativo do governo de Minas Gerais começam esta semana, com um cronograma adaptado à época das chuvas, informou, ontem, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do estado (Codemig), Oswaldo Borges Costa Filho. A nova sede, concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer, vai ocupar terreno já desapropriado do antigo Jóquei Clube na Região Norte de Belo Horizonte, próximo a Vespasiano. A etapa inicial de montagem dos canteiros de obras e terraplenagem será concluída até 1º de abril.

Segundo o presidente da Codemig, a empresa obteve autorização judicial para dar prosseguimento ao projeto, apesar de contestações feitas no Tribunal de Justiça, depois do processo de licitação, com a liberação para a construção. “A obra sai do chão a partir de 1º de abril. Agora, a iniciativa privada está livre para investir, se aproveitando do impacto que o projeto terá na região”, disse Costa Filho.

Com orçamento de R$ 948 milhões, num cálculo que inclui a aplicação de recursos da iniciativa privada, o conjunto de edificações vai abrigar o Palácio do Governo e as 17 secretarias de estado. Ao lançar o novo centro administrativo, em abril deste ano, o governo de Minas anunciou que a mudança dará agilidade e mais qualidade à prestação de serviços públicos, além de representar economia aos cofres públicos. O governo economizará R$ 25 milhões em pagamento de aluguéis.

PROJETO A nova sede será construída numa área de 804 mil metros quadrados em que funcionava o antigo Hipódromo Serra Verde, nas proximidades do trecho que faz parte da Linha Verde, via expressa que liga a capital mineira ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de BH. Dessa área, 200 mil metros quadrados serão destinados às edificações. O projeto prevê a construção do maior vão livre em concreto já construído no mundo, com 150 metros de extensão.

O empreendimento terá seis edificações divididas em duas torres de 15 andares, cada, que abrigarão as secretarias de estado; o Palácio do Governo com 20 mil metros quadrados construídos e sete pavimentos; um prédio de serviços, um centro de convivência com lojas e restaurantes, além de um auditório com capacidade para 540 pessoas.

A expectativa do governo é de que o centro administrativo atraia novos investimentos para a Região Norte da área metropolitana da capital. Durante as obras, com prazo previsto de 30 meses, serão criados cerca de 3 mil empregos.

fonte: Jornal Estado de Minas - on line - 11/12/2007

Com a implantação do Distrito Industrial de Venda Nova e a construção do Centro Administrativo do Estado no Jockey Clube de Minas Gerais, localizado a 15km de Lagoa Santa, a cidade sentirá de imediato os efeitos do progresso na economia. Será necessário que a cidade se prepare, através de uma maior e melhor estrutura de urbanização e serviços, além do aprimoramento na prestação de serviços (COPASA, CEMIG, TELEMAR, TELEFONIA MÓVEL, COLETA DE LIXO, CORREIOS, SEGURANÇA PUBLICA) e de mão de obra qualificada.
Novo eixo do poder
Centro administrativo vai ser construído no terreno do Jockey
O projeto (foto) foi apresentado pelo governador Aécio Neves, que assinou decreto de desapropriação do terreno de 804 mil metros quadrados.
"Aécio autoriza obra da sede do Governo" - bom para a região e ótimo para Lagoa Santa
Veja o que já foi publicado:
-Sede - Centro administrativo do estado: mais uma fase será concluída
Fase de habilitação do processo licitatório que vai definir qual empresa construirá o Centro Administrativo MG

Serra Verde vira autódromo

Projeto de duplicação da rodovia MG-010
Obras de duplicação da MG10
Confins x Pampulha
Lagoa Santa terá pólo produtor de chips
www.lagoasanta.com.br - Revista virtual da cidade