|
||||
A
importancia da Avenida Getulio Vargas como via principal de transito da
cidade. |
||||
![]() Esta Avenida está para nós como a Avenida do Contorno para Belo Horizonte. A sua principal característica é não ser cortada por nenhuma outra via primária ou secundária, tendo ainda um fluxo contínuo de veículos. A importância da Av. Getúlio Vargas aumenta ainda mais se considerarmos que a Rua Conde Dolabela (Várzea) já apresenta pontos de congestionamento e lentidão de veículos, devido à grande expansão do comércio varejista, da existência de postos de Saúde e Supermercados, recebendo também todo o fluxo de veículos que vem do Joá e da região do Francisco Pereira. Do lado oeste, temos a rua dos Operários, paralela à rua Ac. N. Figueiredo, com sete cruzamentos em declive, causando insegurança para o motorista, que a cada 100m é forçado a reduzir a velocidade. |
||||
![]() |
||||
Implantação
de ciclovia, redução do passeio e pista de transito na
Av. Getúlio Vargas. ![]() ![]() É fundamental que a ciclovia integre percursos que estabeleçam a ligação entre dois pontos relevantes, de forma contínua e o mais direta possível. Deve-se analisar se o fluxo de bicicletas no local é relevante, como é o caso da rua Pinto Alves (trecho MG10) até a Vila Maria, local que comporta um grande número de trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte. A figura ao lado mostra que a medida de 1,50m de largura da ciclovia construída atende com segurança só a um ciclista, não comportando o cruzamento de dois ciclistas. A medida construída tem UMA BITOLA CONFORTÁVEL PARA APENAS UM CICLISTA, apesar da pintura da pista sinalizar os dois sentidos para circulação das bicicletas. Tem-se ainda que a ciclovia foi construída entre o passeio e o canteiro central de 60cm, porém rebaixado a 20cm na borda dos meios fios. O projeto traz riscos para o caso do pedal das bicicletas esbarrarem no ponto mais baixo. Lembramos que inviabilidade das ciclovias construídas em Belo Horizonte continua rendendo criticas, não alcançou o objetivo esperado. Canteiro central: Tem a medida mínima de 60cm e serve como delimitação da área do ciclista, porém a escolha das árvores ali plantadas, destacando-se o Ipê, foi equivocada, já que se trata de árvore de grande porte que pode em sua fase adulta, deslocar o meio fio. |
||||
Passeio
de pedestre: Em 1990, na gestão do Prefeito Genesco Aparecido, foi retirado todo o piso articulado ou intertravado de concreto da pista de trânsito na Av. Getúlio Vargas, lado Várzea, sendo instalado o asfalto usinado. Para reaproveitamento do piso, o mesmo foi utilizado no passeio da orla da lagoa, com uma largura de 2,40 a 3m , propiciando um espaço para a caminhada de até 04 pessoas emparelhadas. Em 1992, com a entrada do prefeito Fagundes, o piso articulado do passeio foi retirado e instalado o concreto usinado, alternando a cor vermelha, mantendo a mesma largura. Na 1º gestão do atual prefeito Rogério Avelar, a Prefeitura alargou 40cm no passeio entre o vertedouro até a área de lazer "Areião", com a finalidade de tampar uma vala contínua entre a parte interna do passeio e o barranco da lagoa. Porém neste final de mandato foi reduzido o passeio. |
||||
![]() |
||||
Uma
boa opção seria integrar o passeio com a ciclovia, destacando
as faixas para segurança e conforto do pedestre e do ciclista.
Veja o exemplo da foto abaixo na Enseada Azul, em Guarapari/ES. |
||||
![]() |
![]() |
|||
lagoa avança em direção do passeio, ciclovia avança sobre a pista da Av. Getulio Vargas. |
||||
![]() O mapa estampado no inicio da materia mostra claramente que a Avenida é uma via principal, contorna toda a "lagoa central" atende todo o transito dos bairros localizados na bacia da lagoa. As setas vermelhas do mapa mostram claramente as 30 vias primarias e secundarias que chegam ou partem dela. Na parte já construida, tem-se a impressão de um condominio fechado. Os moradores do Joa (lado sul), Recanto da Lagoa, Praia Angelica e região do Francisco Pereira com destino a parte alta do centro, rodoviaria, Santa Casa, Sec. de Saude, Forum e comercio em geral, serão os maiores prejudicados. Nestas areas o transporte coletivo é limitado, a locamoção é de carro, com isto deve aumentar o fluxo de veiculos cortando todo o centro da cidade. A rua dos Operarios com mão dupla é a segunda opção, porem tem suas limitações. Na saida para Belo Horizonte ( atras do Posto Boca do Rancho) existe sete cruzamentos com ruas de declives acentuados, por segurança o veiculo tem que reduzir a velocidade no final de cada quarteirão. Após a inauguração do Hotel Promenade, com portaria na rua dos Operarios, vai complicar mais o trasito, pois será inevitavel os taxis, carros particulares, vans e onibus estacionados aguardando hospedes. |
||||
fotos
abaixo já mostram as limitações do projeto. |
||||
![]() |
|
|||
Carro
estacionado no passeio e na contra mão |
Falta
de faixa para ultrapassagem e de acostamento. |
|||
![]() A pista da avenida Getúlio Vargas está sobre um solo argiloso, baixa resistência e nos períodos de chuva a umidade torna o solo mais flexível ou elástico, e, como a pista é praticamente plana, sem caimento definido para as bocas de lobo, torna inevitável a formação de poças d’águas, reduzindo a vida útil da camada de asfalto, impedindo o ciclista de a utilizar nos dias de chuva. O piso mais apropriado seria o revestimento da pista com blocos pré-fabricados inter travados de concreto, facilitando a drenagem da agua empoçada. |
||||
Quer comentar? Clique, preencha o formulário e envie sua opinião | ||||
-
Na
maioria da vezes, por trás dos tapumes sempre existem obras não
iniciadas ou paralizadas.
A Copasa vem insistindo desde o final de 2011 com incursões na Radio Itatiaia, e atualmente na imprensa local, alertando a população que ainda não tem ligação de esgoto nos seus imóveis, a providenciar imediatamente. |
||||
Vejam
as materias de quem escreve para esta página: A cultura politica de antigamente está em decadência... Alguns Segundos, Nada Mais. " SEXO É BOM" -Cronicas de Igor Correa -Cronicas de Maria marilda - Coluna da Erika Bányai. - Texto de Dr. Valdir Campos - Alcoolismo - Drogas - Nutricionista Tatyana - SACIEDADE E DIETAS DE EMAGRECIMENTO |
Adm
de Empresas, Fernanda P. Pinto. SOCORRO URGENTE: FEBRE DAS REUNIÕES Cronicas de Priscila Trindade. CUIDE DE SUA VOZ |
|||
![]() |
||||
www.lagoasanta.com.br
- revista virtual da cidade |