Aeroporto pode ter 'puxadinhos' para a Copa
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Ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins
Um sonho a mais não faz mal a ninguem, assistam o video e vamos avançar no tempo.

Será que o tratamento dado a Confins tem relação com a ideia de reativar o acanhado terminal da Pampulha?
Seria uma desculpa que, na hora do aperto, iria “colar”. Como o brasileiro tem memória curta, poucos vão se lembrar que a solução do problema poderia ter começado a ser implantada em 2011, tranquilamente.

Reforma prevista para o aeroporto de Confins pode estar superada antes mesmo da inauguração
Em horário de pico, pátio de aeronaves fica lotado, formando fila para desembarque
Créditos: Rafael Gomes
A Infraero publicou, no início deste ano, o edital para as obras de modernização do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. A reforma do aeroporto, a primeira significativa desde sua inauguração, em 1982, é uma das principais demandas da capital mineira para os jogos do Mundial de 2014.

O orçamento é de R$ 295,2 milhões. Com as intervenções, a capacidade operacional do terminal passa dos atuais 5,5 milhões de passageiros/dia para 8,5 milhões de passageiros/dia.

O aeroporto de Confins ainda terá um aumento de 600 metros na pista principal e ampliação do pátio para o estacionamento de aeronaves, que vai mais que triplicar de tamanho, a um custo de R$ 170 milhões. Como depende de empresas mais especializadas, haverá um edital específico para essa parte da ampliação que, segundo a Infraero, deve sair ainda neste semestre.

Tais medidas poderiam ser motivo de comemoração se não fosse a matemática.
A movimentação de passageiros em Confins já deve ultrapassar a casa dos 7,2 milhões de pessoas em 2010. E a expectativa é de que o aeroporto atinja 8,5 milhões, capacidade máxima prevista da reforma, ainda neste ano ou, no mais tardar, em metade de 2012. Ou seja, quando a obra estiver pronta, o aeroporto já vai estar operando no seu limite.

Nos picos de movimento, no Natal e no ano novo, Confins chegou a liderar a lista de atrasos e cancelamentos no país por três dias. Não há sinais mais claros como esses de que há saturação.
“Com certeza, em 2012, já alcançaremos o limite de operação. Nós precisamos mais do que a ampliação do Terminal 1”, diz Tadeu Barreto, coordenador do Núcleo Gestor das Copas em Minas (veja o vídeo com a entrevista clicando no botão ao fim deste texto).

A solução apontada por especialistas é a construção do Terminal 2, que aumentaria a capacidade para cerca de 12 milhões de passageiros/ano. Só que a Infraero não tem nenhuma previsão de início da construção do novo terminal. Na verdade, não se sabe nem se ele será mesmo construído.

No último mês, circulou a informação nos bastidores governamentais, em Belo Horizonte, de que o aeroporto da Pampulha poderia ser novamente liberado para vôos com aeronaves maiores durante a Copa do Mundo.
Dentro da cidade e praticamente ao lado do Mineirão, local dos jogos, o terminal da Pampulha opera hoje apenas com aviação executiva e vôos para o interior do Estado.

A volta dos vôos para o acanhado terminal urbano (o aeroporto da Pampulha é menor do que a rodoviária da capital mineira) é o sonho das companhias aéreas, embora elas não admitam publicamente.

Será que o tratamento dado a Confins tem relação com a ideia de reativar o acanhado terminal da Pampulha?
Seria uma desculpa que, na hora do aperto, iria “colar”. Como o brasileiro tem memória curta, poucos vão se lembrar que a solução do problema poderia ter começado a ser implantada em 2011, tranquilamente.

fonte:Jornalista Eulene Hemétrio - Blog - Belo Horizonte no Mundial


Aeroporto de Confins vai ser ampliado
Aeroporto de Confins vai ter a capacidade aumentada de 5 milhões de passageiros/ano para 12 milhões.
Além disso, vai ganhar um terminal de carga. O governador Aécio Neves e o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, assinaram nesta quinta-feira (25/03), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, termo aditivo ao acordo de cooperação técnica para a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.
O aditivo define os compromissos assumidos pela Infraero para promover a ampliação do terminal 1 do aeroporto e a contratação do projeto executivo para a construção do terminal 2. A Infraero também anunciou que, em 60 dias, será aberta a licitação para os primeiros blocos do Aeroporto Indústria, que está sendo instalado em Confins.
CLIQUE E VEJA O VIDEO COMPLETO DA REPORTAGEM DO JORNAL DA TV ALTEROSA DE 25/03/2010
Dia 23 de março data reinicio da novela Pampulha x Confins
Foi publicada no Diário Oficial da Unição desta terça-feira (23/mar/2010) a anulação da Portaria 993 que regulava as operações no Aeroporto da Pampulha. A decisão é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), liberando o Aeroporto da Pampulha para receber aviões de maior porte.
Em resposta o governador Aécio Neves cancela medida da Anac sobre aeroporto da Pampulha, e acusa Anac de 'desorganizar' aviação regional
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), declarou em entrevista concedida nesta terça-feira, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte (MG), que cancelou a medida da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que liberava o aeroporto da Pampulha para vôos fora do limite previsto anteriormente. A portaria anterior da Anac limitava os vôos do aeroporto até 50 passageiros, em razão de questões de operacionalidade técnica da pista, questões ambientais, de segurança e a própria incapacidade do terminal de receber um número maior de passageiros. Segundo o governador, a decisão da Anac não poderá ser implementada por restrições que a própria agência considerou na sua portaria anterior. Aécio Neves explicou que, há alguns anos, o governo transferiu os vôos de jatos diretos de Minas Gerais com destino a outros estados para o aeroporto Tancredo Neves, em Confins. Com isso, o aeroporto da Pampulha adquiriu um perfil regional e de aviação particular.
A Anac informou que a portaria revogada foi considerada inválida com base num parecer jurídico, pois contraria a lei de criação da agência.
Conforme a Anac, o movimento na Pampulha não sofrerá qualquer alteração até que a agência realize estudos sobre a capacidade operacional do aeroporto, "considerando o terminal, pista, pátio e questões de segurança". "Não há prazo definido para que o estudo seja concluído e não há nenhum novo pedido de voo para aquele aeroporto", ressaltou.
Os voos nacionais foram retirados da Pampulha e transferidos para o Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na por determinação da portaria 1891/DGAC - de março de 2005 - do então Departamento de Aviação Civil (DAC), com apoio da Infraero, do governo estadual e da prefeitura da capital mineira. Com capacidade para 1,6 milhão de usuários ao ano, o terminal atendia em 2005 praticamente o dobro desse número, gerando um quadro de superlotação, problemas de acomodação e conforto para seus passageiros, além de denúncias de falta de segurança nas operações de voo. O Aeroporto de Confins tem capacidade para 5 milhões de usuários ao ano e está perto de seu limite de passageiros.

 
O gov. Aécio Neves anunciou ontem mais uma vitória, dessa vez administrativa: o governo federal decidiu manter no aeroporto da Pampulha apenas voos regionais.
A medida representa a desistência federal de adotar proposta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para restabelecer pousos e decolagens de aeronaves de grande porte (acima de 90 assentos) na área urbana de Belo Horizonte. O anúncio foi feito por Aécio durante visita ao 2º Salão Mineiro de Turismo, no Minascentro, diante de grande público do segmento turístico que compareceu à posse da nova diretoria do Conselho Estadual de Turismo. O conselho é integrado por 28 representantes da sociedade civil e 15 de instituições públicas do estado.

“Houve a compreensão do Ministério da Defesa e da Anac de manter a Pampulha apenas para voos regionais”, comemorou o governador, provocando aplausos da plateia e um outro anúncio oficial: “Vamos investir R$ 330 milhões nos aeroportos regionais (do interior), para garantir a acessibilidade e melhoria na infraestrutura aeroportuária do estado”. As melhorias nos aeroportos das maiores cidades mineiras integram o planejamento estratégico da infraestrutura aeroportuária mineira, que ficaria comprometido no caso do retorno dos voos para a Pampulha e uma nova escalada de desbalanceamento do tráfego aéreo com o terminal de Confins.

No último domingo, com o título de “Pampulha em rota de colisão federal”, o Estado de Minas denunciou a tentativa do governo federal de reabrir a Pampulha às linhas áreas nacionais, o que implicaria o restabelecimento de voos por aviões como Boeing 737 e Airbus 320, de 170 e 180 lugares, respectivamente. Além de excessivamente barulhentos e representar riscos à segurança de 300 mil habitantes, esses aviões estão acima da capacidade física da infra-estrutura do terminal urbano.

A reportagem mostrou, no entanto, que a própria Anac, em correspondência enviada ao governador no ano passado, reconhece as graves restrições ao uso de aviões de grande porte no local. O mais temerário da manobra federal, de acordo com a documentação que o governo mineiro encaminhou ao federal em meados de março e da qual reportagem obteve cópias, é que o projeto da Anac punha em xeque o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

INVESTIMENTOS O PDMI é o programa de governo que desde 2005 já garantiu investimentos de cerca de R$ 1,4 bilhão no Vetor Norte da Região Metropolitana de BH , dos quais R$ 950 milhões na Cidade Administrativa e mais de R$ 400 milhões na Linha Verde, que liga o Centro de BH ao aeroporto de Confins. Há três anos, os voos de grandes jatos realizados na Pampulha foram transferidos para o aeroporto internacional, trazendo melhorias ambientais para a região urbana e transformando Minas em porta para Américas do Norte, do Sul e Europa.

De acordo com a documentação oficial que Aécio enviou ao ministro Nelson Jobim, o plano de desenvolvimento estadual pretende incluir cidades como Pirapora, Paracatu, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Nanuque à malha aeroviária de Minas, além de já ter assegurado o restabelecimento de vôos regulares para São João D’El Rey, Diamantina e Patos, após consolidar a ligação aérea para Uberaba, Uberlândia, Montes Claros, Ipatinga, Governador Valadares e Juiz de Fora.
fonte: Jornal estado de Minas de 04/04/2009


Aeroporto de Confins tem aumento de 122,8% no lucro operacional
O Aeroporto Internacional de Confins - Tancredo Neves, em Minas Gerais, tem apresentado resultados positivos. No primeiro semestre deste ano, o aeroporto registrou aumento de 122,8% no lucro operacional, em comparação ao mesmo período de 2007. O desempenho superou o recorde apresentado no período de janeiro a maio de 2008, que foi de 115,7%. Com esse resultado, Tancredo Neves ocupa o 6º lugar entre os aeroportos de maior lucro operacional da rede Infraero.
fonte: Mercado & Eventos - 21/07/2008
Confins ganha sete rotas para o Nordeste e o Sul - Mais oportunidade de emprego para a região
Quem está planejando curtir o feriado prolongado de 12 de outubro no Nordeste já poderá contar com vôos diretos. O remanejamento dos vôos de Congonhas (SP) para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) começará no dia 1º de outubro. De acordo com o superintendente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) em Confins, Mário Jorge Fernandes de Oliveira, pelo menos cinco vôos para a região estão confirmados, além de um para Porto Alegre e outro para São Paulo.
"Esses números podem aumentar, pois só a TAM e a OceanAir apresentaram estudos de malha à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O prazo para essa apresentação termina hoje e a Gol, a BRA e a Varig ainda podem apresentar propostas", afirma Oliveira. Dos sete pedidos confirmados, um é da OceanAir, que solicitou mais um vôo para Congonhas (SP), e os outros seis são da TAM, sendo um para Porto Alegre e os outros para Recife (PE), Salvador (BA), Ilhéus (BA), Porto Seguro (BA) e Fortaleza (CE). Com o acréscimo, a quantidade de vôos para o Nordeste subirá de 11 para 16. "Há chances de aumentar ainda mais, se as demais companhias apresentarem propostas", lembra o superintendente da Infraero.

Confins já opera vôos para Salvador e Porto Seguro. Ilhéus, Fortaleza e Recife serão novidades. No caso de Porto Alegre, o consumidor ganhará tempo. "O vôo que Confins oferece hoje tem conexão em São Paulo. O novo só terá escala em Campinas", explica Oliveira. Os novos vôos trarão um aumento de fluxo de 1.400 passageiros/ dia. Ontem, técnicos da Infraero se reuniram para analisar propostas de melhorias, como a ampliação de 33 para 60 guichês de atendimento e a expansão do estacionamento.
fonte: Jornal O Tempo - on line - 20/09/07

O que aconteceu no aeroporto de Congonhas, NO DIA 17 DE JULHO DE 2007, com a queda do avião da Tam, poderia ter sido no aeroporto da Pampulha.
Veja fotos do acidente
Comentarios: TRAGÉDIA ANUNCIADA:CORAGEM! FALTA CORAGEM DOS GOVERNANTES DE SP
ADMITIREM QUE CONGONHAS NÃO SUPORTA O ATUAL TRÁFEGO AÉREO, CORAGEM ESSA QUE O
GOV. DE MINAS, AECIO NEVES, TEVE AO TRANSFERIR OS VÔOS DO AER. DA PAMPULHA P/
CONFINS, ENFRENTANDO ÀQUELES QUE ERAM CONTRA (PREF. FERNANDO PIMENTEL, E PARTE DA ELITE DOS EMPRESARIOS DE BH).
PAMPULHA TAMBEM ESTAVA COM UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA, SÓ QUE AÉCIO, NÃO ESPEROU POR TRAGÉDIAS PARA AGIR DEPOIS!
Colaboradora do site: Ana Cristina Lopes Faria Aires Corrêa
Email: aclfac@yahoo.com.br
cidade: Lagoa Santa - MG
Pampulha poderia ser outro Congonhas

Se não fosse a transferência dos vôos para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves em 2005, o aeroporto da Pampulha poderia estar na mesma situação de Congonhas (SP). De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Leandro Castro Pinheiro, a decisão aconteceu num momento acertado, em que Pampulha já não suportava mais o volume de passageiros, que chegava a 3 milhões por ano, o dobro da capacidade.

“Sem a estrutura necessária para comportar tantos vôos por dia, Pampulha poderia ter sido palco de um acidente como esse que aconteceu em Congonhas”, afirma Pinheiro. A transferência aconteceu exatamente na virada do dia 12 para 13 de março de 2005. Na época, gerou polêmica entre os usuários, que preferiam a proximidade de Pampulha a Confins, a 38 km do centro de Belo Horizonte. Confins, que há dois anos recebia cerca de dez vôos por dia, hoje recebe em média 160.

Agora, aproximadamente 4 milhões de passageiros passam por lá ao ano. Antes, essa demanda era para Pampulha, que tem uma capacidade de 1,5 milhão. Pinheiro lembra que, na ocasião, a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) pretendia investir R$ 140 milhões na ampliação de Pampulha. No entanto, explica ele, isso não adiantaria, assim como não adiantará ampliar Congonhas. “Ambos estão em áreas totalmente tomadas por residências e prédios, o que já aumenta a insegurança. Assim como foi feito em Pampulha, o que deveria ser feito em São Paulo é a redução do volume de vôos em Congonhas”, sugere Pinheiro.

Após o acidente com o avião da TAM, o governo anunciou a construção de um novo aeroporto na capital paulista, mas ainda não falou em valores ou local. Na opinião de Pinheiro, essa não é a melhor solução. “São Paulo já concentra um número muito grande de vôos, seria melhor descentralizar e investir na melhoria de outros aeroportos ao invés de construir um novo lá”, comenta. (QA)

Capítulos da novela Confins x Pampulha
01-Empresas pedem transferência de vôos
02 - Aeroporto de confins, agoniza
03 - Desinteresse dos políticos
04 - A TAM confirmou o pedido de transferência dos vôos de Confins.
05 - Dificuldade de acesso é a principal reclamação
06 - Deputado Fábio Avelar, filho de L. Santa,é o relator da comissão especial dos aeroportos, Confins/Pampulha.
07 - A Infraero prevê para o início de 2004 a implantação do Aeroporto Industrial em Confins.
08 - Vereador Dr. Ricardo, em seu pronunciamento, preocupado com a provável construção da estrada ligando Confins à Lapinha.
09 - Aeroporto de Confins deve receber 12 vôos da Pampulha.
10 - Serviço precário desafia Confins
11 -American Airlines abandona Confins.
12 - Transferência de vôos para Confins em Dezembro de 2004 irrita empresário
13 - Troca de vôos para Confins só em março de 2004
14- Câmara Municipal de LS convida a comunidade para participar da reunião ordinária, 26/10, às 16:30h, sobre a utilização do Aeroporto Confins.
15 - SINA - Sindicato Nacional dos Aeroportuários - Parceiro para a transferência.
16 - Deputado Fabio Avelar, envia oficio ao governador lamentando a transferencia.
17 - Os argumentos de que Confins fica distante não têm qualquer validade.
18- O futuro do Aeroporto de Confins está em nossas mãos - resumo reunião de 25/10/04
19 - Confira a reunião na Assembleia Legislativa do dia 09/nov/04
20 - Carta de Lagoa Santa é encaminhada ao governador
21- A transferencia dos Voos da Pampulha para Confins ganha apoio do Senador Eduardo Azeredo
22 - A Associação do Circuito das Grutas pede a transferência de vôos
23 - Transferencia de vôos para confins irrita empresários
24 - Inconformada, parte da sociedade belorizontina lamenta a transferência dos vôos para confins.
25 - Confins, meta é chegar a 5 milhões de passageiros em 2008.
26 - O sonho de milhares de moradores e profissionais da Região Norte da Grande-BH está próximo de se tornar realidade.
27 - O Prefeito Antônio Carlos Fagundes, o Deputado Estadual Fábio Avelar e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Dôco estiveram na sede da GOL
28 - Mensagem do Deputado Etadual Fábio Avelar - final Feliz
29 - Fábrica do Grupo Fiat no terminal de Confins.
30 - "Corujões" abrem nova fase de Confins
31 - Na ultima semana de operação de todos os vôos na Pampulha, uma tempestade fecha o aeroporto,
32 - Departamento de Aviação Civil (DAC) anunciou a publicação da Portaria 189/DGAC, que regulamenta os vôos e a transferência.
33 - Horários dos voos regulares de passageiros
34 - Aeroporto tornar-se principal portal aéreo de Minas
35 - Final feliz - Merecida Comemoração
36 - Licitação para a instalação das primeiras empresas no Aeroporto de Confins.
37 - Licitações para áreas comerciais A. de Confins são abertas.
38 - Confins terá fábrica de eletroeletrônicos.
39 - Projeto milionário - Lagoa Santa terá polo produtor de chips.
40 - A Receita Federal vai autorizar o aeroporto de Confins a operar como industrial.
41 - Primeiro ano da transferência dos vôos para o Aeroporto de Confins faz a economia local decolar.
42 - Vaga para estágio na área de Eng. Eletrônica na INFRAERO do A.Confins
43 - Hangar de manutenção da Gol em Confins está praticamente pronto; transferência de vôos para o aeroporto já gerou 570 empregos
44- Pampulha está tirando vôos de Confins.
45- Confins pode ampliar a pista
46 - Estado abre licitação para aerop. industrial -Confins
47 - Minas vence batalha do aeroporto da Pampulha. Linhas aérias Azul, “Será muito bem vinda desde que voe a partir de Confins"
48 - confins tem aumento no lucro operacional
49- Infraero publica edital para ampliação do aeroporto
de Confins em Minas
 
obras: MG 10 - Linha Verde - a cidade mais favorecida pelo progresso trazido pela reativação do Aeroporto de Confins e a Linha Verde (MG10).
LINHA VERDE - MG 10 - EM FASE FINAL

Leia mais um capítulo..........
 


Trânsito livre para aeroportos
Convênio de R$ 300 milhões será assinado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel para obras viárias nos acessos a Confins e Pampulha, visando maior conforto de usuários

fonte: Jornal Estado de Minas, 18/03/2004

Eduardo Hybner
Jair Amaral
Pista livre - Antiga reivindicação, a duplicação da MG-10, entre Belo Horizonte e Vespasiano, irá proporcionar mais rapidez e segurança para passageiro chegar ao Aeroporto de Confins


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel assinam hoje à tarde, no Palácio da Liberdade, um convênio de R$ 300 milhões para financiar obras viárias nos acessos aos aeroportos Belo Horizonte (Pampulha) e Tancredo Neves (Confins).

Os recursos serão investidos na duplicação de aproximadamente 16 quilômetros da rodovia MG-010, entre BH e Vespasiano, e no sistema de tráfego das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos. De acordo com o convênio, o governo federal, via Infraero, vai liberar R$ 150 milhões para as intervenções – o governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vão entrar com R$ 75 milhões cada.

O presidente da Infraero, Carlos Wilson, vai participar da solenidade e deve explicar detalhes da parceria, que tem o objetivo de reativar o Aeroporto de Confins, que, no ano passado, recebeu apenas 365 mil passageiros, enquanto 2,9 milhões passaram pelo da Pampulha – um movimento oito vezes maior.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Infraero, a duplicação da rodovia MG-010 vai corrigir um dos grandes problemas do Aeroporto Tancredo Neves – o acesso rodoviário precário – e, assim, o terminal vai reunir condições para atrair mais vôos domésticos, que hoje se concentram na Pampulha. A iniciativa tem o objetivo de fazer com que o Aeroporto da Pampulha fique apenas com os vôos de ponte-aérea para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Atração

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, George Ermakoss, diz que as obras de melhoria do acesso ao Aeroporto de Confins são fundamentais para que o terminal volte a atrair os passageiros.

“As empresas preferem operar em Confins. Mas para isso, o aeroporto tem que ser mais acessível, em um sistema de via expressa, já que o terminal é distante do Centro de Belo Horizonte. Hoje, a ligação rodoviária é precária”, completa. A iniciativa também tem o apoio do diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Leandro Castro Pinheiro.

Segundo ele, o objetivo do Aeroporto da Pampulha, determinado na Portaria 1322/2001 do Departamento de Aviação Civil (DAC), é fazer a ligação entre os terminais de Santos Dumont, no Rio e Congonhas, em São Paulo. “A iniciativa é boa, pois vai desafogar o Aeroporto da Pampulha e acabar com o estresse que existe ali. O terminal deve servir como ponte-aérea e os outros vôos domésticos devem ser remanejados para Confins”, afirma.


CONTRASTES      
Salão do Aeroporto da Pampulha
Salão do Aeroporto da Pampulha
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